O 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde tem como tema “Transição e encerramento de gestão municipal do SUS” promoverá debates relevantes à Política Nacional de Saúde, voltados para a gestão municipal e de sua participação no pacto federativo. 

Com a finalidade de aproximar gestores que administram o Sistema Único de Saúde na esfera municipal, ampliando a possibilidade de interlocução entre os entes estaduais e federais, o COSEMS AL promove um Congresso que para discussão e apresentação de proposições para desenvolvimento e operacionalidade de estratégias e políticas de saúde, assegure a garantia do cumprimento aos direitos do indivíduo ou da coletividade, com responsabilidade social.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

 

Uma vez que estamos próximos de encerramento de gestão e diante da necessidade de ofertar serviços, com o compromisso de adequada resolutividade é chegada a hora de manter interlocução com os vários atores envolvidos nesse processo, que subsidie o gestor da saúde municipal a melhor atuar no cenário atual.

Ao aproximar as diferentes instâncias da nossa realidade buscamos identificar alternativas que nos ajude a otimizar a aplicabilidade de ações e projetos de gestão pública de saúde.

Pensando assim, realizaremos 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá no período de 02 a 04 de junho de 2024, no Centro de Convenções de Maceió.

Nosso objetivo é pôr no centro das discussões orientações que apoiem a instrumentalização e o assessoramento para implantação das propostas possíveis para superar desafios por meio da adoção de medidas e técnicas inovadoras para qualificar as tomadas de decisões. Na condição de protagonista na esfera municipal, o secretário de saúde tem como função o acompanhamento da dinâmica que envolve a gestão pública, e precisa buscar incessantemente a compreensão sobre como funcionam as políticas que conduzem o SUS nas suas mais variadas áreas de ação.

Focando nos aspectos que se colocam como desafios a serem superados constantemente, a expectativa é promover no 8º Congresso, discussões de assuntos relacionados à gestão e organização do SUS, elegendo temas como: Encerramento de Gestão; Atenção Primária à Saúde; Judicialização em Saúde; Processos de Planejamento; Emendas Parlamentares; Financiamento; Assistência Farmacêutica; Vigilância em Saúde; SUS Digital; Saúde Mental, Doenças Crônicas; Política da Saúde Bucal; Rede de cuidados à Pessoa com Deficiência, Política de Atenção Especializada; Mudanças climáticas e impactos no SUS e Desafios e perspectivas da Comunicação em Saúde. Estes eixos serão abordados com ampla profundidade, gerando debates, troca de experiências, planejamentos e apresentação de propostas para serem executadas, aperfeiçoando assim a gestão municipal.

Nossa expectativa na realização do 8º Congresso do COSEMS é fortalecer as relações regionais, estaduais e federais, identificando as prioridades de intervenção, subsidiando a gestão na adoção das melhores práticas e buscando garantir o acesso dos cidadãos a todas as ações e serviços necessários para a resolução de seus problemas, otimizando recursos, infraestrutura e promovendo a saúde pública universal, integral e equânime.

Em mais uma parceria, Equipe Vivver Sistemas e Sogo Tecnologia estarão presentes e atuantes na divulgação da Plataforma de Gestão da Saúde Pública. Apresentaremos, em detalhes, como juntos podemos transformar a administração pública no âmbito da saúde municipal.

Informações: Cosems/AL
Inscrições até o dia 29/05: https://congresso.cosemsal.org/login/.

Share This