O Vivver Saúde Pública é uma ferramenta que promove o gerenciamento das ações de saúde e tem como objetivo monitorar o atendimento e a história clinica dos cidadãos, desde o acolhimento, passando pelo agendamento ou remarcação de consultas, distribuição de medicamentos, registro e disponibilização dos resultados de exames, encaminhamentos, retornos, dentre outros serviços.
Possui todos os requisitos tecnológicos necessários à execução de ações que visam organização, controle e planejamento na gestão da saúde.
Integra e automatiza as atividades administrativas e gerenciais, proporcionando ao Gestor a racionalização e otimização dos recursos disponíveis.
Permite que o Profissional acompanhe as condições de saúde dos usuários do SUS com maior rapidez e eficiência, acessando a história clinica do usuário através do Prontuário Eletrônico do Cidadão.
Proporciona aos usuários conforto, segurança e agilidade no acesso aos serviços prestados.
Redução de custos
o histórico dos atendimentos realizados evita a repetição desnecessária de procedimentos e exames, dispensação de medicamentos e produtos já entregues.
Comunicação em massa
com o SUS Fala é possível enviar informações personalizadas e em massa para a população. O usuário recebe a mensagem falada ou em texto no seu telefone celular.
Emissão de relatórios
extração de informações úteis à gestão estratégica, agilizando a tomada de decisões necessárias no dia a dia.
Online
acesso on-line e em tempo real às informações.
Criação de salas de situação
através do módulo B.I. é possível trabalhar com quadros de gestão à vista nas unidades de saúde.
Controle total
regras de controle e fluxos parametrizáveis de acordo com a demanda do cliente.
Segurança da informação
garantia de autenticidade, integridade e confiabilidade através da assinatura eletrônica.
Tecnologia offline
utilização de tablet ou smartphone que possibilitam a digitação das fichas do e-SUS e outras, de forma off-line.
Treinamento e capacitação
Interface com sistemas oficiais do Ministério da Saúde
E-SUS, SIA-SUS, SIPNI, HORUS, SIGAF (MG), dentre outros.
PEC - Prontuário Eletrônico do Cidadão
Gerencia todas as unidades e serviços de saúde através do registro eletrônico dos atendimentos com certificação digital. Atende à portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 do Ministério da Saúde.
Administração
Permite que o sistema seja parametrizado de acordo com os objetivos do gestor, delimitando os perfis de acesso e regras gerais para todos os operadores. Realiza a importação e atualização de dados para o DATASUS. Padroniza o atendimento nas unidades, gerencia e controla a alocação dos profissionais. Possibilita a elaboração de formulários pelo próprio operador a serem utilizados nos módulos.
Ambulatório
Possibilita o cadastro de toda a população baseado no CADSUS com a vinculação de membros à família, permitindo o registro e exportação dos dados para o e-SUS. Gerencia unidades e serviços de saúde, desde a recepção até o atendimento por profissionais da área médica, enfermagem, odontologia, fisioterapia e etc., com registro no Prontuário Eletrônico do Cidadão.
Banco de Horas
Permite o registro da jornada de trabalho do profissional por unidade de saúde e setor, possibilitando o controle do banco de horas.
B.I. - Business Inteligence
Permite o acompanhamento através de salas de situação compostas por vários monitores gráficos (em formato pizza, barra, área e etc.), com atualização automática das informações lançadas no sistema em períodos predefinidos.
CMCE - Central de Marcação de Consultas e Exames
Agendamento descentralizado de consultas e exames nas unidades de atendimento, respeitando cotas físicas/financeiras definidas pelo setor de Regulação.
Controlador de Fila
Emissão de senha de atendimento por unidade, setor, serviço e nível de prioridade. Chamada através de monitor informativo com aviso sonoro e exibição das últimas senhas chamadas.
ESF - Informação Estratégia Saúde da Família + Utilização de Dispositivo Móvel
Permite a inclusão e acompanhamento dos dados coletados pelo ACS – Agente Comunitário de Saúde e profissionais durante as visitas/atendimentos domiciliares das famílias pertencentes a suas áreas de abrangência. Possibilita ainda o uso de dispositivo móvel (tablet ou smartphone), inclusive em modo off-line facilitando o envio de dados para o e-SUS.
Farmácia & Almoxarifado
Controle dos contratos de fornecimento, empenhos, estoque e distribuição de medicamentos e produtos. Possibilita a interface com o sistema HORUS do Ministério da Saúde, outros sistemas estaduais e municipais.
Faturamento
Consolida a produção ambulatorial a partir do registro automático de procedimentos realizados por competência de acordo com o BPA – Boletim de Produção Ambulatorial. Gera arquivos para a exportação de dados para o SIASUS em conformidade com o SIGTAP do Ministério da Saúde.
Frotas
Controle de veículos próprios, registro das manutenções preventivas e corretivas, programação de viagens, consumo de combustível e quilometragem. Possibilita administrar os contratos de veículos terceirizados. Permite a utilização de rastreador veicular.
Gestor
Extração de informações úteis à gestão estratégica que possibilita a avaliação do Sistema Municipal de Saúde e agiliza a tomada de decisão necessária no dia a dia. Sinaliza relatórios marcados como favoritos. Parametriza perfis de acessos e indica os últimos relatórios visualizados.
Gestor Móvel
Extração de dados para apoio a ações estratégias e tomadas de decisão. Rastreamento de visita realizada pelo ACS – Agente Comunitário de Saúde e mapeamento de CID por endereço do usuário. As informações podem ser acessadas de qualquer ponto em dispositivos móveis via aplicativo próprio.
Hospital
Viabiliza o controle da central de leitos disponíveis, reservados, ocupados ou a serem liberados. Registra o laudo de solicitação para AIH – Autorização de Internação Hospitalar e dispensação de medicamentos por leito. Controle de informações com emissão do mapa de internação e censo diário de ocupação.
Informação Geográfica
Visibilidade das unidades de saúde em mapas georreferenciados, sinalizando o endereço do usuário e família com registro de localização geográfica do profissional no momento do lançamento das informações no tablet. Possibilita o cruzamento das informações de outras Secretarias, como por exemplo, a de Educação.
Laboratório
Permite a solicitação, digitação e liberação (com assinatura digital) dos exames laboratoriais e de imagem. Registra o recebimento da amostra de coletas descentralizadas e interfaceamento com os analisadores. Disponibiliza os resultados em qualquer ponto de atenção e no Portal Cidadão. Gera relatórios gerenciais, tais como índice de normalidade e solicitação excessiva.
Ouvidoria
Registra o manifesto do usuário (reclamação, sugestão, solicitação e ocorrências) por setor, equipe e profissional. O ouvidor tramita e acompanha o andamento das ocorrências.
Portal Cidadão
Permite ao cidadão (a partir de senha individual) o acesso a informações relativas aos seus agendamentos prévios de consultas e exames, possibilitando a impressão de resultados já liberados. Exibe a posição momentânea do usuário na fila de espera ordenada por procedimento e especialidade.
PPI - Programação Pactuada e Integrada
Permite que os municípios com pactuação através da PPI, realizem os agendamentos de consultas e exames dos seus munícipes, respeitando as cotas físicas e financeiras disponibilizadas diretamente na agenda do município referenciado.
Regulação – Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria
Permite a distribuição e administração das cotas de procedimentos, realização do agendamento a partir das unidades com o controle de absenteísmo (faltosos). Cria fila de espera dos pacientes por nível de prioridade, possibilitando o agendamento automático após a liberação de vagas. Gerencia todo processo da PPI, serviços de saúde contratados, utilização de tabela SIASUS e tabela paralela. Controle financeiro dos prestadores de serviços e gerenciamento da APAC – Autorização de Procedimento de Alta Complexidade. Avaliação e auditoria dos serviços próprios e contratados.
SUS Fala
Ferramenta própria de comunicação em massa com a população via telefone celular. Permite que a Secretaria de Saúde envie mensagens por voz de forma humanizada ou textos personalizados para: confirmação de agendamento, convocação de grupos para campanha vacinal, conscientização sobre prevenção de epidemias (dengue), dentre outros.
TFD - Tratamento Fora do Domicílio
Monitora encaminhamentos de usuários para outros municípios através da PPI. Cobre todo o fluxo, desde a solicitação até a finalização do atendimento. Permite alocação de veículos, gerenciamento da demanda reprimida, bem como o absenteísmo (faltosos), faturamento e controle de ajuda financeira fornecida aos pacientes.
Vacina
Cadastro de esquemas vacinais de forma dinâmica. Atende o calendário oficial do Ministério da Saúde e as especificidades do município. Disponibiliza em todos os pontos de atendimento o cartão espelho vinculado ao Prontuário Eletrônico do Cidadão para visualização e impressão. Gera o arquivo de exportação dos dados necessários para o programa SIPNI do Ministério da Saúde.
Vigilância Epidemiológica
Permite monitoramento e acompanhamento dos pacientes com diagnóstico de notificação compulsória, imediatamente após o registro no Prontuário Eletrônico do Cidadão, possibilitando a investigação e elaboração de estatísticas epidemiológicas.
Vigilância Sanitária
Possibilita o cadastro de estabelecimentos, controle, emissão e renovação dos alvarás sanitários. Registro, apuração e notificação de denúncias pertinentes à vigilância sanitária, bem como o recolhimento e apreensão de produtos.
Certificação Digital
Garantia de segurança e confiabilidade no registro das informações. Tais como: atendimentos e resultados de exames.
Backups
Módulo específico para gerenciamento de cópias de segurança dos dados do sistema.
Chat Online
Permite a comunicação entre os operadores do sistema sem a utilização de outra ferramenta.
Dispositivo Móvel
Aplicativos próprios que possibilitam a utilização das fichas do e-SUS e extração de dados (SISAS e Gestor Móvel).
Fotografia Digital
Vinculação da fotografia digital do usuário, facilitando a identificação visual nas unidades de atenção à saúde.
Leitura Biométrica Digital e Facial
Promove a identificação dos usuários através da leitura da impressão digital e da face, garantindo segurança e agilidade no acesso aos serviços.