Sorocaba se destacou na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, realizada nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília/DF. O evento, que contou com a presença de movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas do governo, recebeu mais de 200 trabalhos de todo o Brasil, e Sorocaba ficou entre os seis melhores projetos selecionados.

A ferramenta utilizada no projeto foi o “Protocolo de Encaminhamento” desenvolvido e otimizado pela Vivver Sistemas, em parceria com a equipe de Saúde Bucal do município. Será um enorme avanço o uso do protocolo de encaminhamento, uma vez que ele é todo parametrizável, proporcionando autonomia aos munícipios na adoção de protocolos clínicos guiados, atendendo assim a especificidade de cada cliente, afirma Carlos Henrique de Oliveira – Coordenador de Implantação da Vivver Sistemas.

Foto: SES – Secretaria de Saúde de Sorocaba/Divulgação

Durante a mostra, foram compartilhadas experiências bem-sucedidas de diversas regiões do Brasil, promovendo trocas valiosas, fortalecendo os serviços de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também serviu como um momento de reflexão sobre os desafios futuros e sobre como continuar avançando na construção de um sistema de saúde mais justo, inclusivo e eficiente.

O projeto inovador de Sorocaba, apresentado no evento, traz como tema a Regulação Digital Guiada e a integração do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS) com a Atenção Especializada em Odontologia. Desenvolvido em parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal do Município, o serviço de Estomatologia do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e a equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), o projeto já está em fase de implantação e recebeu reconhecimento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Foto: SES – Secretaria de Saúde de Sorocaba/Divulgação

“A iniciativa tem como objetivo principal apoiar as equipes de Saúde Bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio de um sistema digital vinculado ao e-SUS. Com base nos dados clínicos registrados por profissionais no sistema, a ferramenta interativa modulada por um cirurgião-dentista regulador facilita nos diagnósticos e tratamentos, bem como agiliza os encaminhamentos ao CEO, otimizando consultas e exames. Essa integração representa um avanço na eficiência do atendimento e no acesso à Saúde Bucal de qualidade”, explica o coordenador de Saúde Bucal de Sorocaba, Dr. Diego Diniz.

A participação de Sorocaba na mostra é um marco que reforça o compromisso da cidade em inovar e evoluir na prestação de serviços em saúde. O reconhecimento nacional evidencia o impacto positivo do trabalho realizado e reafirma a liderança de Sorocaba na busca por um SUS mais inclusivo e moderno. “Parabéns a todas as equipes envolvidas nesse projeto que enche a cidade de orgulho”, comemora o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Fonte: Portal Prefeitura de Sorocaba | Colaboração Dr. Diego Diniz, Coordenador de Saúde Bucal – Secretaria de Saúde de Sorocaba e Carlos Henrique de Oliveira, Coordenador de Implantação – Vivver Sistemas