O 16° e último episódio da websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS) aborda o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS).

O sistema substitui o antigo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. (Sisab) e tem como objetivo centralizar  os dados da Atenção Primária em um repositório único e nacional. Além disso, torna a navegação mais intuitiva e está alinhado aos novos componentes de financiamento da Atenção Primária. Assim como o prontuário eletrônico, ele faz parte dos sistemas disponíveis no aplicativo e-SUS.

Profissionais da Saúde também poderão utilizar o aplicativo e-SUS Território. O e-SUS APS é a estratégia geral de informatização da Atenção Primária à Saúde do SUS, enquanto o e-SUS Território é um aplicativo específico dentro dessa estratégia, focado na coleta de dados por agentes comunitários de saúde. Essas ferramentas auxiliam na tomada de decisões mais assertivas para cada região.

O coordenador-geral de Inovação e Aceleração Digital do Ministério da Saúde, Rodrigo Gaete, destaca que é imprescindível que dados como o cadastro da população e o acompanhamento do cuidado das pessoas estejam registrados corretamente para garantir que o município receba o recurso a que tem direito. “O uso qualificado dos sistemas ajuda na definição de prioridades e planejamento das ações, garante a continuidade do cuidado e oferece base para o financiamento adequado dos serviços”, explica Rodrigo.

O episódio também apresenta as formas de navegação do sistema e suas mudanças em relação ao Sisab.“O novo modelo apresenta dados detalhados para que as equipes possam avaliá-los periodicamente, além de ter como proximidade as informações para um acompanhamento mais adequado e preciso”, explica a líder do SIAPS, Kate Souza.

Ela acrescenta que o sistema permite o acesso a dados e ao acompanhamento territorial por competência, data e indicador. As três formas incluem a opção de baixar as informações, filtrar dados específicos e aplicar diferentes classificações.

A websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da APS é uma oportunidade para valorizar o trabalho das equipes de saúde e oferecer uma atenção cada vez mais centrada nos usuários do SUS. Confira a playlist completa e saiba como aplicar os novos indicadores em seu município. Você também pode assistir aos vídeos em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Fonte: Portal Conasems – Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde