A próxima etapa da “Operação Zero Aedes Zero Sujeira” vai ser realizada no próximo sábado (27), na região Sul. Com a participação de aproximadamente 115 servidores, a ação organizada pela Secretaria de Saúde será iniciada a partir das 8h30 nos bairros Jardim Planalto, Residencial Floresta, Martim Francisco e nas Chácaras Sol Nascente e São Francisco.

As visitas às residências e comércios deverão prosseguir até às 16h00, período em que o cronograma de atividade prevê a orientação aos moradores sobre a prevenção ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

A iniciativa terá o apoio das Pastas de Agricultura, de Serviços Municipais e de Educação. No entanto, a Vigilância em Saúde alerta que a colaboração da população na limpeza e conservação das residências é de suma importância no combate à transmissão.

“Temos que eliminar criadouros, a população precisa se conscientizar, se sensibilizar, olhar até debaixo da cama para ver se não tem nenhum criadouro desse mosquito. Uma tampinha de garrafa já é suficiente. Não podemos deixar esse mosquito nascer, porque está cheio, temos muitos criadouros”, alertou a coordenadora do órgão, Joalice Franco.

Procurar a assistência médica é outro ponto crucial. “Começou a sentir sintomas, a orientação é procurar atendimento médico. Todos os profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), seja o enfermeiro ou o técnico de enfermagem, estão à disposição para acolher, notificar e fazer os exames. Não precisa ser só o médico”, destacou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Mogi Mirim

Share This