O nono episódio da websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde (APS) aborda o indicador C3: Cuidados com a Gestante e Puérpera, responsável por promover a qualificação do acompanhamento das mulheres no período da gravidez e pós parto.
Segundo a diretora de gestão do cuidado integral do Ministério da Saúde, Olívia Lucena, o indicador surge para reduzir a morbimortalidade materna e neonatal. A especialista também aponta as boas práticas que o profissional de saúde deve adotar no acompanhamento da mulher, como viabilizar a primeira consulta de pré-natal até 12 semanas de gestação, garantir pelo menos sete consultas durante a gravidez da paciente; realizar pelo menos sete registros de pressão arterial antes do parto.

O vídeo também mostra o passo a passo para preenchimento do prontuário eletrônico no e-SUS APS. “A partir do momento que eu aciono a opção da gestação, já aparecem todos os atendimentos programados dessa gestante, até o final da gravidez”, diz a analista de informação do aplicativo, Janaína Guimarães.
A websérie sobre os novos indicadores do componente de qualidade do cofinanciamento federal da APS é uma oportunidade para valorizar o trabalho das equipes de saúde e oferecer uma atenção cada vez mais centrada nos usuários do SUS.
Confira a playlist completa aqui e saiba como aplicar os novos indicadores em seu município.
Indicador da APS – C3
