O Centro Cardiológico Camilo Riker Furtado, unidade da rede municipal de saúde de Volta Redonda, ampliou a oferta de ecocardiograma – que detecta doenças e anomalias na estrutura e função do coração – pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para a população. Os mutirões, realizados aos sábados, iniciaram em maio de 2025 e até dezembro foram realizados 960 exames do tipo. E este fim de semana marcou o primeiro sábado de exames de 2026.

De acordo com a coordenadora do Centro Cardiológico, a enfermeira Cinara Cunha, o objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes pelo ecocardiograma.

“No ano passado, fizemos dois mutirões por mês com a oferta de 60 exames por sábado. Em 2026, após avaliação da demanda, no primeiro semestre, vamos fazer um sábado por mês, com 60 vagas cada. Sendo que o número de mutirões mensais e de vagas pode aumentar de acordo com a necessidade”, explicou Cinara, ressaltando que, regularmente, a clínica oferta 100 ecocardiogramas por semana – sempre às segundas e quartas-feiras.

Mutirões no fim de semana têm como objetivo diminuir o tempo de espera pelo exame que detecta doenças do coração; em 2025, foram quase mil exames feitos aos sábados.

Moradora do bairro Sessenta, Jovita Rodrigues, de 78 anos, foi uma das pacientes atendidas durante o mutirão deste sábado.

“Desde o primeiro momento que me senti mal, fui sempre muito bem atendida desde a unidade de saúde lá da Sessenta, com a médica e as enfermeiras, no Hospital São João Batista, na primeira consulta aqui na clínica e agora na realização do exame. Tudo muito rápido, tanto a marcação da consulta como para o exame agora. Só tenho que agradecer e parabenizar a todos”, disse.

Os profissionais que atuam durante os mutirões de ecocardiogramas no Centro Cardiológico são o médico-cardiologista, que executa o exame; além de técnico de enfermagem; recepcionista; representante da coordenação; e um auxiliar administrativo.

Agendamento prévio

Todas as vagas para o exame, previamente agendadas, são preenchidas respeitando a ordem indicada pelo Vivver – sistema de gestão municipal, que faz a regulação dos pacientes com encaminhamento para o ecocardiograma.

Outros serviços

O Centro Cardiológico Camilo Riker Furtado, inaugurado em maio de 2023, fica na Rua Desembargador César Salamonte, nº 191, no bairro Aterrado. O funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h, e às sextas-feiras, das 7h às 17h. A unidade conta com infraestrutura completa, incluindo consultórios e salas exclusivas para ergometria (teste de esforço), eletrocardiograma, Holter, Mapa, ecocardiograma e reabilitação cardíaca.

O espaço foi projetado para centralizar consultas, exames e reabilitação, agilizando o atendimento ao permitir que os pacientes realizem alguns exames no mesmo dia da consulta. Isso elimina a necessidade de agendamentos separados ou possibilita que sejam feitos imediatamente após a consulta, como ocorre com a fisioterapia de reabilitação cardíaca.

Além disso, todos os pacientes passam por acolhimento realizado por técnicas de enfermagem antes das consultas, que inclui aferição da pressão arterial e hemoglicoteste (medição dos níveis de glicose no sangue).

O prefeito Antonio Francisco Neto, destacou que o Centro Cardiológico era um sonho que se tornou realidade e tem superado as expectativas da população. “O trabalho realizado pela equipe do Centro Cardiológico nos enche de orgulho. A ampliação da oferta de exames para atender a demanda é um exemplo do compromisso em atender bem à população. E é com essa filosofia que estamos atuando em toda rede de saúde”, falou.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, ressalta a importância do Centro Cardiológico para a cidade. “Desde 2023, Volta Redonda conta com uma estrutura moderna para tratar um dos problemas de saúde mais recorrentes e uma das principais causas de morte. Com o trabalho integrado desde as unidades da Atenção Primária, que encaminham os pacientes para avaliação médica, exames e acompanhamento, ajudamos a salvar muitas vidas”, destacou.

Fonte e foto de divulgação: Secom/PMVR.