No próximo dia 23 de março, acontecerá o 1º Simpósio de Normas Brasileiras (NBR) de Informática em Saúde: Padrões para uma Saúde Conectada, em Foz do Iguaçu, promovido pela Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde (ABNT/CEE-078), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O Simpósio terá o objetivo de disseminar conhecimento e informação sobre a importância da normalização na Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde em benefício do paciente. Conta com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep) e o apoio da Faculdade União das Américas (Uniamerica), em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila).

O público esperado é de profissionais da saúde e de tecnologia da informação que atuam ou pretendem atuar no desenvolvimento de soluções para a saúde, universidades, secretarias de saúde, empresas e entidades do setor.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

A adoção de normas melhora a interoperabilidade entre sistemas de informação, com consequente melhoria na efetividade do cuidado e na segurança do paciente. Atualmente, a integração de dados, informações e sua organização em redes de conhecimento e inovação tornam indispensável sua normalização. O crescente interesse por dispositivos vestíveis (wearables), o uso de smartphones como repositórios pessoais de informações de saúde e a utilização de tecnologias de Inteligência Artificial, Big Data e computação em nuvem, tornam necessário contar com modelos normalizados de informação que permitam seu compartilhamento entre profissionais de saúde e pacientes.

Entre os temas a serem abordados no Simpósio estarão apresentações sobre Normas Brasileiras  (NBR),  normas   internacionais (ISO)   e   padrões   relacionados   com:

▪ Segurança da informação em e-Saúde;
▪ Conteúdo semântico para aplicações e sistemas de informação para a saúde;
▪ Arquitetura de sistemas e aplicativos de informação em saúde;
▪ Estrutura de conteúdo clínico: sumários de alta obstétrico e para continuidade do cuidado;
▪ Telessaúde e telemedicina: estruturação dos serviços;
▪ Medicamentos e Farmacovigilância: a padronização internacional de estruturas e conteúdo.Além destes temas, haverá a chance dos participantes se atualizarem sobre as ações e desafios do Ministério da  Saúde  para   a   estratégia   de   e-Saúde   brasileira.

A participação no evento será gratuita e dará direito a um certificado, basta acessar o link disponibilizado no site www.cee78is.org.br e se inscrever.

Para mais informações ou dúvidas, envie e-mail para secretaria@cee78is.org.br.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
Rodrigo Mendonça Queiroga – Assessor de Planejamento & Projetos da Vivver Sistemas e Relator ABNT/CEE-078/GT4, ministrará palestras com os temas: “Uma visão geral das normas e padrões de segurança de informação em
saúde no Brasil. Perspectivas futuras” e “A nova norma BR ISO/IEC 27799:2016 de implementação da
gestão de segurança de sistemas de informação em saúde”.

ABNT/CEE-078
A Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde (ABNT/CEE-078) é a responsável pela Normalização no campo de informação para a saúde, tecnologias da informação e comunicação da saúde para adquirir compatibilidade e interação operacional entre sistemas independentes. Também assegurar a compatibilidade de dados para propósitos de comparações estatísticas (por exemplo: classificações), e reduzir a duplicação de esforços e redundâncias.

A participação nas reuniões de Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para poder fazer parte, envie um e-mail para o analista responsável rafael.ramos@abnt.org.br.

SERVIÇO:
1º Simpósio de Normas Brasileiras (NBR) de Informática em Saúde: Padrões para uma Saúde Conectada
Local: UNIAMÉRICA – FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS
Endereço:  Av. das Cataratas, 1118 – Vila Yolanda, Foz do Iguaçu/PR
Data: 23 de março (sexta-feira)
Horário: das 8 h às 18 h 15

Clique aqui e veja a programação completa!

SOBRE A ABNT

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.

Assessoria de Imprensa
Monalisa Zia
imprensa@abnt.org.br
(11) 3017.3660

Share This