Mais uma proposta do Plano de Governo cumprida pela tecnologia utilizada pelos agentes de saúde de todos os postos. Informatização evita retrabalho no processo de coleta de dados dos pacientes.

A Prefeitura de Santa Bárbara adquiriu tablets, no segundo semestre de 2017, a fim de otimizar o atendimento em saúde. Os agentes de saúde da família receberam um treinamento para utilizar esta tecnologia, bem como um sistema de gestão em saúde pública, chamado Vivver AB, responsável por oferecer ferramentas de gerenciamento das ações de saúde desenvolvidas no Município.

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De acordo com a agente de saúde do bairro São Bernardo, Nilcéia Cristina Alves Pêgo Fonseca, anteriormente, os dados como endereços, nomes e condições das famílias eram anotados em vários papéis. Agora é possível marcar geograficamente onde o paciente está e a visita, num sistema offline. O cadastro continua sendo na unidade, quando os dados coletados por meio dos tablets são transferidos para o computador.

O novo sistema acoplado aos tablets ajuda os agentes a ganharem tempo no atendimento, evitando retrabalho e otimizando recursos. Atualmente, são atendidos em Santa Bárbara cerca de 3000 usuários por microárea.

Ao todo, são 49 tablets divididos entre as unidades básicas de saúde de Barra Feliz (4), de Brumal (4), do Campestre (4), do Centro (4), do Monte Carlo (6), do Santa Terezinha (5), do São Bernardo (4), do São Francisco/São José (5), do São Vicente (4), do Tenente Carlos (4) e do Vista Alegre (5), proporcionando aos pacientes, conforto, segurança e agilidade aos serviços prestados.

Essa tecnologia cumpre mais uma proposta do Plano de Governo, que diz respeito a ampliar e apoiar ações administrativas para garantir que as informações geradas pelos programas novos e pela informatização dos processos possam ser utilizadas para o planejamento e aprimoramento das ações em saúde.

Fonte: Prefeitura de Santa Bárbara/MG

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