Sistema Web de Integração das áreas primária, secundária e terciária da saúde poderá garantir ao município ter o primeiro hospital público em Minas Gerais com prontuário eletrônico

Governador Valadares está próxima de se tornar a primeira cidade mineira a ter um hospital público com prontuário eletrônico interligado às áreas da saúde de atenção primária (postos e unidades de saúde), secundária (atendimentos especializados) e terciária (atendimento hospitalar). Um avanço que garantirá um salto na qualidade dos atendimentos realizados em toda a rede municipal de saúde, bem como significativa economia e otimização de recursos dispendidos em procedimentos que não precisarão ser repetidos, como exames, que poderão ser acessados pelo sistema.

A façanha será possível graças a um sistema web de integração da rede de saúde desenvolvido e em implantação, desde o último domingo (01/04), pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). Todo o trabalho consiste na informatização dos 59 postos e unidades de saúde e do Hospital Municipal que poderão em breve compartilhar informações em tempo real sobre todos os atendimentos e procedimentos realizados nos pacientes assistidos.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
Secretária municipal de Planejamento, Zenólia Maria de Almeida

No Hospital Municipal, os setores da portaria, internação, triagem e faturamento já funcionam interligados. Os próximos dias serão de ajustes e de finalização das capacitações dos profissionais da saúde que operacionalizarão a partir de agora todo o sistema. E na próxima semana, as portarias infantil, adulto e maternidade contarão ainda com o serviço de chamadas por senha eletrônica, garantindo maior agilidade e controle nos atendimentos. Esta etapa corresponde a 80% de todo o projeto que vem sendo realizado pela Seplan em atendimento à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os outros 20%, segundo informou o diretor do Departamento de Informática da Seplan, Cláudio Marçal Calaiz, corresponde ao prontuário eletrônico dos pacientes no Hospital Municipal. O trabalho desta etapa também já começou e a previsão é que todo o sistema seja inaugurado até julho deste ano. “O prontuário eletrônico será a etapa com o maior resultado e que destacará o Hospital Municipal como o primeiro hospital público em Minas Gerais a dispor desta tecnologia”, ressaltou Calaiz.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Ele explicou que, em linhas gerais, o sistema está integrando a saúde da família – serviço prestado nas unidades da ponta, da atenção primária – ao hospital. “Tudo estará registrado no sistema e poderá ser acessado. Os atendimentos, procedimentos já realizados, incluindo o histórico de resultados de exames, o que garantirá uma economia nas despesas com a realização de novos exames, sem que haja necessidade para isso, e tudo poderá ser acessado pelos médicos do hospital e pelas equipes das unidades de saúde”, disse.

O diretor do Departamento de Informática explicitou ainda mais com situações práticas. “Um paciente, acompanhado por equipes de uma unidade de saúde, ao ser atendido no hospital, o médico terá acesso a todos os registros de atendimento feitos na unidade de saúde em que ele (paciente) está referenciado. Ou, se uma gestante que dá a luz no Hospital Municipal, a unidade de saúde que a acompanhou durante todo o pré-natal terá acesso imediato às informações do parto. Isto é um ganho para a qualidade da saúde em nosso município”, comemorou.

A secretária municipal de Planejamento, Zenólia Maria de Almeida, frisou que o resultado alcançado com o aperfeiçoamento do atendimento integrado das áreas primária, secundária e terciária da saúde, é fruto de um novo conceito de gestão municipal. “Trata-se de um novo conceito de gestão municipal que visa a transparência, inovação e transversalidade, implantada pelo Prefeito André Merlo e coadunada com a missão da Secretaria Municipal de Planejamento em oferecer serviços e informações com transparência e qualidade, gerando soluções, satisfação e credibilidade numa visão de ser referência em planejamento, inovação e gestão integrada”, ponderou a secretária.

Fonte: Capital dos Vales Comunicação e Marketing

Share This