O XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018) aconteceu de 1º a 4 de outubro em Fortaleza, Ceará, com o tema “Saúde digital para a cidadania”. O CBIS reuniu profissionais das áreas de informática e saúde de todo o Brasil, especialistas internacionais, representantes dos Cosems e do Grupo Técnico de Governança de Informação do Conasems.

O grupo participou das mesas, conferências e debates do evento, que é um dos mais tradicionais da área de Saúde Digital . Representantes do grupo ainda fizeram reuniões no intuito de elencar as ações necessárias para o devido apoio aos municípios no que tange à Informação em Saúde.

No Congresso foram discutidas questões como padrões nacionais e internacionais da Informação em Saúde, novidades e perspectivas para a área. O diretor do DATASUS, Guilherme Ribeiro Telles, anunciou na quarta-feira (03/10) o retorno do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) até novembro de 2018. “O Prontuário Eletrônico do Paciente eliminará da vida do usuário deslocamentos desnecessários. Isso reduzirá tempo de espera nas filas, além de proporcionar agilidade e redução de custos para os cofres públicos”, apontou.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Foi destaque da programação o lançamento da quinta edição da pesquisa TIC Saúde, na terça-feira (2/10), pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A divulgação dos indicadores apontou que nos estabelecimentos públicos que utilizaram a Internet, a evolução da presença de sistemas eletrônicos para registro das informações dos pacientes passou de 55%, em 2014, para 68%, em 2017. “Apesar do crescimento relevante, ainda foram poucos os estabelecimentos que, em 2017, mantiveram as informações apenas em formato eletrônico (21%).

Também é importante ressaltar que os dados em formato digital mais presentes são aqueles de natureza puramente administrativa. Ainda tem uma grande parcela de dados e informações relacionadas ao atendimento clínico e de apoio direto no cuidado aos pacientes que se encontram apenas em papel”, pontua Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Também foi destaque o showcase de interoperabilidade (interação entre sistemas). O espaço inédito mostrou em tempo real a interação entre sistemas de prontuário eletrônico utilizados em diversos níveis de atenção — básica, especializada e hospitalar. Na apresentação, foi demonstrado a troca  de mensagens com informações clínicas que serão utilizadas para a continuidade do cuidado dos cidadãos em diferentes serviços de saúde.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Confira a apresentação da consultora do Conasems, Marizélia Leão.

Fonte: CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde.

Share This