O Benefício de Prestação Continuada- BPC da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente (Como calcular a renda per capita familiar).

As pessoas com deficiência também precisam passar por avaliação médica e social realizadas por profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

A gestão do BPC é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício. A operacionalização é realizada pelo INSS.

Os beneficiários do BPC também recebem descontos nas tarifas de energia elétrica, pela Tarifa Social de Energia.

Informe-se no CRAS: o cidadão pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua residência para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.

Para mais informações sobre o benefício acesse o Guia para Técnicos e Gestores da Assistência Social sobre Alterações nas Regras de Operacionalização do Benefício de Prestação Continuada

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

COMO SOLICITAR O BPC

O cidadão pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município para receber as informações sobre o BPC e os apoios necessários para requerê-lo. É importante destacar que, para receber o BPC, não é necessário pagar intermediários.

O agendamento pode ser feito pelo telefone 135 da Central de Atendimento da Previdência Social (ligação gratuita) ou pela internet, pelo do site www.previdencia.gov.br.

PRINCIPAIS REQUISITOS

Tem direito ao BPC o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que, em todos os casos, comprovem residência no Brasil e renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a ¼ de salário mínimo vigente e se encaixem em uma das seguintes condições:

PESSOA IDOSA, COM IDADE DE 65 (SESSENTA E CINCO) ANOS OU MAIS.

Pessoa com deficiência, de qualquer idade, entendida como aquela que apresenta impedimentos de longo prazo (aqueles que produzem efeitos pelo prazo mínimo de 02 (dois) anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

O BPC não pode ser acumulado com outro benefício no âmbito da Seguridade Social (como, por exemplo, o seguro desemprego, a aposentadoria e a pensão) ou de outro regime, exceto com benefícios da assistência médica, pensões especiais de natureza indenizatória e a remuneração advinda de contrato de aprendizagem. É necessário alertar que agora o beneficiário deverá DECLARAR que não recebe outro benefício no âmbito da Seguridade Social.

OBRIGATORIEDADE DE INSCRIÇÃO ATUALIZADA NO CADASTRO ÚNICO

Com a publicação do Decreto nº 8.805/2016, a inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – Cadastro Único – passou a ser requisito obrigatório para a concessão do benefício. O cadastramento deve ser realizado antes da apresentação de requerimento à APS para a concessão do benefício. É importante lembrar que para além do Cadastro Único também é requisito para a concessão do benefício a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF do requerente e dos membros da família.

Famílias já cadastradas devem estar com Cadastro atualizado, nos últimos 24 meses, para fazer o requerimento no momento da análise da concessão do benefício.

Veja aqui informações detalhadas

GRUPO FAMILIAR DO BPC

O conceito de família do BPC é: a família é composta pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.

Desta forma a família para fins do BPC é composta pelos seguintes membros, desde que viviam sob o mesmo teto:

– Beneficiário (Titular do BPC)
– Seu cônjuge ou companheiro
– Seus pais
– Sua madrasta ou padrasto, caso ausente o pai ou mãe (nunca ambos)
– Seus irmãos solteiros
– Seus filhos e enteados solteiros
– Menores tutelados

DOCUMENTOS E FORMULÁRIOS NECESSÁRIOS

Para ser atendido nas agências do INSS você deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF, bem como outras documentações que podem variar conforme cada caso:

Documento de identificação do titular (ao requerente maior de dezesseis anos de idade poderá ser solicitado documento de identificação oficial com fotografia);

Formulários preenchidos e assinados, de acordo a situação do titular (veja abaixo a relação);

Termo de Tutela, no caso de menores de 18 anos filhos de pais falecidos ou desaparecidos ou que tenham sido destituídos do poder familiar;

Documento que comprove regime de semiliberdade, liberdade assistida ou outra medida em meio aberto, emitido pelo órgão competente de Segurança Pública estadual ou federal, no caso de adolescentes com deficiência em cumprimento de medidas socioeducativa;

Documento de identificação e procuração no caso de Representante Legal do requerente.

Acesse aqui os formulários que devem ser apresentados para requerimento do BPC e para demais solicitações para beneficiários. 

AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA

Para a pessoa com deficiência, além da comprovação da renda, deverá ser realizada a avaliação da deficiência, que tem como objetivo constatar os impedimentos de longa duração que limitem a pessoa em suas tarefas diárias ou em sua participação na sociedade. Essa avaliação é feita em duas etapas, uma realizada por assistentes sociais e a outra por médicos peritos do INSS. As avaliações são agendadas pelo próprio órgão.

Quando comprovada a impossibilidade de deslocamento da pessoa com deficiência até o local de realização das avaliações médica e social, essas serão feitas em domicílio ou na instituição em que estiver internado.

Na hipótese de não existirem serviços pertinentes para avaliação da deficiência no município de residência do requerente, ele será encaminhado ao município mais próximo que tiver tal estrutura, cabendo ao INSS realizar o pagamento das despesas de transporte e diárias com recursos oriundos do Fundo Nacional de Assistência Social.

A pessoa que solicitou o benefício receberá uma carta do INSS informando se receberá ou não o BPC.

BPC EM MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Os beneficiários do BPC que moram em municípios que decretaram situação de calamidade pública por desastre natural, reconhecida pelo governo federal, podem sacar o benefício no primeiro dia do cronograma de pagamento, enquanto durar o estado de calamidade pública.

Além disso, os beneficiários podem optar por receber o valor de mais uma renda mensal do benefício, diretamente no banco ou correspondente bancário em que recebem. O ressarcimento desse valor extra se iniciará três meses após o seu recebimento, e pode ser até 36 parcelas, sem juros ou taxas.

TABELA DE PAGAMENTO DE BENEFÍCIO – BPC 2018

 Final do 
cartão

DEZ
2017
JAN
2018
FEV
2018
MAR
2018
ABR
2018
MAI
2018
JUN
2018
JUL
2018
AGO
2018
SET
2018
OUT
2018
NOV
2018

DEZ
2018

1

 20/dez   25/jan   22/fev   23/mar   24/abr    24/mai    25/jun  25/jul   27/ago   24/set   25/out   26/nov 

 20/dez 

2

21/dez 26/jan 23/fev 26/mar 25/abr  25/mai   26/jun  26/jul 28/ago 25/set  26/out 27/nov

21/dez

3

26/dez 27/jan 26/fev 27/mar 26/abr 28/mai 27/jun 27/jul 29/ago 26/set 29/out 28/nov

26/dez

4

27/dez 30/jan 27/fev 28/mar 27/abr 29/mai 28/jun 28/jul 30/ago 27/set 30/out 29/nov

27/dez

5

28/dez 31/jan 28/fev 29/mar 30/abr 30/mai 29/jun 31/jul 31/ago 28/set 31/out 30/nov

28/dez

6

02/jan 01/fev  01/mar 02/abr 02/mai 01/jun 02/jul 01/ago 03/set 01/out 01/nov 03/dez

02/jan

7

03/jan 02/fev  02/mar  03/abr 03/mai 04/jun 03/jul 02/ago 04/set 02/out 05/nov 04/dez

03/jan

8

04/jan 03/fev  05/mar  04/abr 04/mai 05/jun 04/jul 03/ago 05/set 03/out 06/nov 05/dez

04/jan

9

05/jan 06/fev 06/mar 05/abr 07/mai 06/jun 05/jul 06/ago 06/set  04/out   07/nov 06/dez

07/jan

0 08/jan 07/fev 07/mar 06/abr 08/mai 07/jun 06/jul  07/ago  10/set  05/out  08/nov 07/dez

08/jan

CAPACITAÇÃO

O Ministério do Desenvolvimento Social lançou a série de vídeos “Inclusão no SUAS – A importância do Cadastro Único para a Política de Assistência Social”. Composta por sete vídeos, o material retrata a interlocução do Cadastro Único com benefícios, serviços e programas socioassistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada, a inclusão da população em situação de rua e a erradicação do trabalho infantil.

O objetivo é capacitar técnicos e gestores da Assistência Social e profissionais de áreas como Justiça, Saúde, Educação e Direitos Humanos. É importante destacar que todos os vídeos têm recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Todos os vídeos já estão disponíveis no canal do Youtube do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Confira abaixo: 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social

 

Share This