Confira a publicação elaborada pelo Comitê para Promoção do Uso racional de Medicamentos intitulada “Uso de medicamentos e Medicalização da Vida: recomendações e estratégias” – Livro USO DE MEDICAMENTOS E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

O uso racional de medicamentos está entre os objetivos e diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Essa temática vem ganhando expressão ao longo dos últimos anos tanto na agenda nacional, quanto na internacional. Nesse sentido, se reforça a importância da oferta de informação sobre medicamentos que seja independente, sem conflitos de interesse e pautada na imparcialidade como subsídio para a promoção do uso racional de medicamentos em todas as esferas do governo e da sociedade civil.

Além das questões relacionadas à falta de acesso ao medicamento, os debates realizados dentro do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, instância consultiva instituída no âmbito do Ministério da Saúde, apontam para a necessidade de realização de ações que objetivem conter os abusos relacionados ao uso de medicamentos.

Um dos caminhos para isso é o estabelecimento de recomendações e estratégias, as quais serão descritas ao longo desse relatório.

Fonte: COSEMS SP – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado de São Paulo

Share This