Na manhã da última terça-feira (19/02), a Undime participou de um encontro com a equipe do ‘Todos pela Educação’ para discutir estratégias de como a instituição pode contribuir para a efetivação das ações do #EducaçãoJá, documento com recomendações baseadas em diagnósticos detalhados do Ensino Básico brasileiro, informados por evidências e experiências de sucesso nacionais e internacionais e referenciadas no Plano Nacional de Educação (PNE).

A reunião aconteceu na sede do Todos, em São Paulo, e contou com a participação do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, e dos representantes das 26 presidências das seccionais da instituição. Pelo Todos, participaram a presidente-executiva, Priscila Cruz; o diretor de Políticas Educacionais, Olavo Nogueira Filho; e o diretor de Estratégia Política, João Marcelo Borges.

O encontro teve o objetivo de aprofundar as propostas do EducaçãoJá, iniciativa suprapartidária que reúne diversos especialistas, movimentos e instituições comprometidos em contribuir para que o governo implemente um conjunto de medidas que sejam capazes de promover um salto de qualidade e equidade na Educação Básica brasileira. Para tanto, o EducaçãoJá elenca sete medidas prioritárias a partir de três grandes dimensões: fatores intraescolares, viabilizadores em nível de sistema e fatores extraescolares.

Constam nas sete medidas:
– Criar política nacional de valorização e desenvolvimento profissional docente;
– Aprimorar a política nacional de alfabetização na idade certa;
– Efetivar a Base Nacional Comum Curricular em todas as redes de ensino;
– Aprimorar política de fomento à expansão da jornada escolar e coordenar e apoiar os Estados na reorganização da estrutura de funcionamento do Ensino Médio;
– Reestruturar as regras de governança do sistema educacional a partir da criação de um Sistema Nacional de Educação;
– Realizar alterações legais nos mecanismos de financiamento da Educação Básica, em especial no Fundeb; e 
– Instituir política nacional de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos por meio de ações intersetoriais.

Na reunião foi discutido como os municípios podem trabalhar para contribuir para efetivação das ações prioritárias em regime de colaboração com estados e municípios. Para o presidente da Undime, esse representa um momento histórico no qual, pela primeira vez, as duas instituições se reuniram com a presença de representantes da Undime de todos os estados no intuito de promover a melhoria da qualidade da educação brasileira.

Fonte/ Fotos: Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Share This