A Prefeitura de Santo Antônio do Monte/MG, por meio da Secretaria Municipal de Saúde recebeu nessa semana seis câmaras de vacinas.

Os equipamentos foram comprados graças às emendas de R$ 100 mil viabilizadas por vereadores do município. De acordo com a secretária municipal de saúde, Carla Lorena Santos todas as Unidades Básicas de Saúde da região urbana da cidade receberam uma câmara de vacina, e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H).

“A compra dessas câmaras frias foi viabilizada pelos vereadores Fernanda Castro e Gustavo Couto, e são equipamentos de última geração. Era uma demanda antiga da Atenção Primária, e vai nos proporcionar uma qualidade melhor na conservação e segurança das vacinas e soros que nós recebemos”, destaca.

Segundo a enfermeira da vigilância epidemiológica, Débora Rabelo, com as novas câmaras frias são os equipamentos adequados e exigidos pela Anvisa e pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), para armazenamento de vacinas e soros. De acordo com Débora, os equipamentos substituíram as geladeiras domésticas, onde eram armazenados os insumos.

“Essa troca foi mais do que necessária. As câmaras frias monitoram por si só a temperatura dentro da faixa ideal, que é de dois a oito graus. Se vier a faltar energia, se a porta ficar aberta, ou se tiver alguma oscilação próximo da temperatura ideal, ela vai avisar a mudança, com um alarme. E se houver falta de energia no final de semana, ela liga para o profissional que está cadastrado nela”, detalha.

A enfermeira ressalta, que uma câmara fria foi colocada na Upa, para que o armazenamento dos soros que ficam no local, sejam feitos conforme determina a Anvisa e o PNI, pois são utilizados em situações de emergência, onde o paciente em potencial risco de morte .

“Nós temos que garantir que esses soros fiquem em uma temperatura de dois a oito graus. Se nós tivermos um soro que esteja fora da faixa ideal de temperatura, pode comprometer o tratamento do paciente”, explica.

Fonte: Prefeitura de Santo Antônio do Monte/MG

Share This