Anualmente, em 16 de abril, comemoramos o “Dia Mundial da Voz”. Celebração que temos o orgulho de ter sido iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A celebração do “Dia Mundial da Voz” é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Nosso slogan: Seja Amigo da sua Voz!“.

Faça parte desse movimento tradicional da Fonoaudiologia, organize os colegas e construam juntos um grande movimento de saúde vocal!

Unam-se para fortalecer a corrente em favor de vozes saudáveis!

Este ano o Departamento de Voz da SBFa lança a campanha da voz com o lema Seja Amigo da Sua Voz e tema “Minha voz, Minha identidade”. O tema foi criado pela Profa. Dra. Carolina Anhoque e a arte foi executada pela aluna de graduação do Curso de Fonoaudiologia da UFES, Glaucimar Cardoso Porto de Andrade juntamente com toda equipe participante da Campanha da Voz de 2015 na Universidade.

DICAS PARA VOCÊ SER AMIGO DA SUA VOZ!

– Fale sem esforço e articule bem as palavras
– Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar
– Beba 2 litros de água diariamente
– Durma bem
– Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas
– Use vestuário confortável
– Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises
alérgicas e período pré-menstrual
– Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos
– Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas
– Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente
– Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas
– Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente
– Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão
– No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista

Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia

Share This