Ministro participou da reunião da Comissão de Seguridade Social e Família, na Câmara dos Deputados.

Brasília – Ao reunir as pastas do Desenvolvimento Social, do Esporte e da Cultura, o Ministério da Cidadania tomou como principal objetivo valorizar e priorizar o desenvolvimento humano para que as famílias mais pobres tenham melhores condições de vida. A afirmação é do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que participou da reunião da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (16/04).

“Estas três áreas convergem e podem se fortalecer mutuamente”, destacou Osmar Terra. Ele explicou que só será possível promover o crescimento do país e reduzir as desigualdades quando as pessoas de baixa renda tiverem mais oportunidades. “A única maneira de melhorar a qualidade de vida da população é favorecer um desenvolvimento humano adequado para que as pessoas possam se realizar na sua plenitude.”

Durante a sessão na Câmara, o ministro apresentou toda a estrutura da pasta e os planos para levar, de forma integrada, mais cidadania à população brasileira. Uma das principais ações é o Programa Criança Feliz, que já atendeu 573 mil crianças e gestantes do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias participantes recebem orientações sobre como incentivar o desenvolvimento infantil. “É enorme a diferença entre uma criança que recebe estímulos e a que tem mais dificuldades. Elas nascem com o mesmo potencial, mas a distância entre a rica e a pobre já se estabelece logo no início da vida.”

Cultura e Esporte – A Lei de Incentivo à Cultura, que está passando por revisão para que seja mais democrática e englobe um maior número de projetos em todo o país, e a retomada do Programa Bolsa Atleta, que havia sido cortado pela metade no fim de 2018, também foram questões levantadas por Osmar Terra. 

O ministro apresentou ainda o projeto Estação Cidadania, que pretende unir em um mesmo espaço os serviços oferecidos pela Assistência Social e os que já são prestados nos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU) e nos Centros de Iniciação ao Esporte (CIE). A proposta foi enaltecida pelo deputado federal Eduardo Barbosa. “Vamos ter uma grande oportunidade para que as pessoas tenham acesso àquilo que importa para o desenvolvimento humano. A estação também pode promover uma relação intergeracional de toda a comunidade”, ressaltou.

O papel do ministério no combate às drogas também foi lembrado por Osmar Terra. A pasta é responsável por ações que compreendem a inibição do uso de narcóticos até o tratamento e a reinserção social de dependentes químicos com apoio das comunidades terapêuticas.

Informações sobre os programas do Ministério da Cidadania:
0800 707 2003

Fonte: Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social
Por: André Luiz Gomes 
Foto: Rafael Zart

Share This