Como todos sabem, é muito importante ter cuidados com a visão, já que a mesma é um dos sentidos mais importantes, por isso a prevenção é fundamental. Prevenindo e cuidando de maneira correta, as doenças que atingem a visão podem ser evitadas.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo o mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. Mais de 75% poderiam ser evitados ou curados. Por isso a prevenção é essencial para evitar muitas doenças oculares, a realização de exames preventivos regularmente deve se tornar um habito muito cultivado. 

ALGUMAS DICAS PARA PROTEGER OS OLHOS SÃO:
• Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
• Lavar os olhos com bastante água limpa e corrente se neles cair qualquer líquido;
• Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
• As mulheres devem tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
• Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
• Substâncias químicas, inflamáveis, medicamentos e objetos pontiagudos, devem ser mantidos fora do alcance de crianças para a prevenção de acidentes oculares;
• Procurar o oftalmologista periodicamente.

A prevenção é fundamental para diagnosticar e tratar doenças visuais e evitar qualquer perda visual. Exemplos de doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas são o glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis, e o ceratocone, que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão.

Vale lembrar que nossa visão pode sofrer alterações naturalmente com o passar dos anos. Pode-se desenvolver dificuldade para diferenciar tons de verde e azul, problemas para focalizar objetos próximos, ou mesmo a necessidade de maior luminosidade para ler. Por isso, a prevenção, através da realização de exames periódicos será fundamental para resolver eventuais problemas. Existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade ao longo da vida.

Agende sua consulta com um oftalmologista!

Fonte: Centro Oftalmológico de Minas Gerais

Share This