Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

CÂNCER DE MAMA: É PRECISO FALAR DISSO

Em 2019, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: juntos, sem medo”. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença.

Seja na busca do diagnóstico precoce, durante ou após o tratamento, a união nos dá força para enfrentar as dificuldades da doença e para buscar uma vida melhor. A cartilha, já em sua quinta edição, foi um dos materiais produzidos para a campanha.

Baixe aqui a Cartilha Câncer de mama: é preciso falar disso (5ª edição revista e atualizada).

O câncer de mama pode se desenvolver por diversos fatores. Mas você pode reduzir os riscos de forma simples.Confira as recomendações e faça a mamografia de rastreamento, se necessário.

Fonte: INCA – Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde

Share This