Congonhas já possui um dos melhores atendimentos de atenção primária em saúde da Regional de Barbacena e, graças aos investimentos em infraestrutura e qualificação profissional, a cidade avança para se tornar uma das melhores no Estado nesta área.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Mais um passo foi dado neste sentido com a inauguração das novas dependências da UBS de Santa Quitéria na noite dessa sexta-feira, 4 de outubro, com a presença da comunidade, do Governo Municipal e profissionais de saúde, que, nas novas dependências, terão melhores condições de oferecerem um serviço ainda melhor aos moradores locais.

A obra foi concluída pela empreiteira HCG, contratada por meio de processo licitatório. Anteriormente, duas empreiteiras haviam abandonado a obra e, por causar este atraso, sofreram as sanções contratuais.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Somente o atual Governo Municipal construiu sete novos prédios de UBS, graças ao bom relacionamento deste com os gestores das esferas federal e estadual nos últimos anos e ao trabalho de captação de recursos realizada pela Secretaria de Planejamento. Destas, quatro foram conseguidas junto ao Governo Federal e três, ao Estadual, feito que nenhuma outra cidade do interior de Minas alcançou durante a última década.

Apoio da UBS Basílica, na unidade de Santa Quitéria há atendimento médico duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e uma técnica de enfermagem presente de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A enfermeira da Basílica também atende uma vez por semana no bairro. O serviço de odontologia funciona toda segunda-feira. O Horário do Trabalhador será ofertado uma vez por mês.  Há ainda os serviços de vacinação, curativo, medicação, visita domiciliar e atendimentos programados, como pré-natal, prevenção do câncer do colo do útero, puericultura, entre outros. O prontuário eletrônico desta unidade está interligado com o de todas as demais.

O novo prédio possui sala de observação com desfibrilador (equipamento que agora se encontra em todas as UBS de Congonhas), salas de espera, de reunião e atividades coletivas, de cuidado, de observação, de atividades educativas, de esterilização e outra específica para o setor administrativo. Há também consultório odontológico e de atendimento multiprofissional, além de banheiro com acessibilidade.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente da Associação dos Moradores de Santa Quitéria, Helton Antônio Reis Xavier, disse que “não existe lugar melhor que este para se viver. Há 20 anos como líder comunitário, vinha acreditando, a exemplo da Aline, que as coisas positivas iam acontecer em Santa Quitéria e, por acreditar, estamos vendo elas acontecer. Hoje estão aqui dois homens que terão seus nomes marcados para a eternidade na história do bairro. O Arnaldo Osório [ex-prefeito e atual vice] trouxe o calçamento para nós, hoje o Zelinho é o responsável por todos não dizerem mais ‘lá em Santa Quitéria’, agora é ‘ali em Santa Quitéria’, por causa do asfalto na estrada. Estamos vibrando também com o ginásio, a pavimentação das ruas, o campo e a praça com o playground”, discursou.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Vice-presidente da associação comunitária, Aline Soares Marcos lembrou: “A política pública é o meio de atender a todos. Agradeço ao prefeito Zelinho porque, com esta UBS, ele, ao invés de atender a um morador isoladamente, porque muitas pessoas pedem coisas que beneficiam a uma só pessoa ou família, ele está atendendo a todos. E esta é a melhor forma de gerir o serviço público”. A líder comunitária solicitou ao Governo Municipal a presença da técnica de enfermagem cedo e à tarde, o odontologista uma vez por semana igualmente em tempo integral e o Horário do Trabalhador uma vez por mês, ao que será atendida, segundo o prefeito Zelinho e o secretário Luiz Fernando Catizane.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Luiz Fernando lembrou que o Comitê Intergestor Regional de Saúde, sediado em Barbacena, aponta Congonhas como a cidade de melhor saúde primária entre os 51 municípios da Macro Centro-Sul. “A melhora da estrutura de atendimento e a frequente qualificação dos profissionais poderá ofertar, em breve, o melhor atendimento de atenção primária de Minas gerais. Em 2013, havia 14 equipes de saúde da família. Atualmente existem 20 e três equipes do NASF-AB [Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica] e este último atuará aqui em Santa Quitéria, com psicólogo, nutricionista, odontologista e educador físico. Também em 2013, Congonhas possuía 20 UBS e atualmente há 29, sendo que sete destas ganharam sedes próprias durante a atual Administração”, justificou.

Luiz Fernando aproveitou ainda para enumerar a implementação de outros serviços e a realização de outras obras de equipamentos de saúde. “Este ano, implantamos a equipe de atendimento domiciliar, que vai até as pessoas que não podem ir à UBS, para fazer o acolhimento, dar esclarecimentos e orientações à família. Em maio, inauguramos 13 novos leitos cirúrgicos do Hospital Bom Jesus. As obras do novo complexo, onde ficarão os dez leitos de UTI, o Centro de Imagem, bloco cirúrgico e sala de utilidades, estão aceleradas para que até abril de 2020 seja inaugurado. Houve ainda a adequação das instalações do CERPAI [Centro de Referência Psicossocial da Adolescência e Infância] e do Ambulatório [serviços de Saúde Mental, que agora funcionam à avenida Padre Leonardo, nº 202, Centro], como a inauguração da Base Avançada do SAMU, além do início das obras da Clínica Materno Infantil, na Praia. Temos uma equipe de excelência que oferece atendimento às pessoas e nosso Governo tem preparado locais adequados, com mais segurança e conforto, para a prestação deste serviço”.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Os moradores de Santa Quitéria já experimentavam uma clara melhora na qualidade de vida, após a entrega de outras obras. “Este é um bairro gostoso de morar e os 400 habitantes são membros de famílias tradicionais, não tem aqui muita gente que veio de fora, para trabalhar nas mineradoras. Quando eu estava vindo para a inauguração, contemplava a estrada com extensão de 8 km entre a sede do Município e Santa Quitéria que Deus nos permitiu asfaltar. Houve muita promessa de pavimentação desta via, inclusive do Estado, mas talvez não havia a condição necessária para outros realizarem a obra, então a população sofria com poeira e barro. A viagem de ônibus e carro mesmo era difícil. Pudemos também pavimentar as ruas, fizemos o ginásio poliesportivo e realizamos melhorias no campo de futebol, para impulsionar o esporte na comunidade. Do lado do campo, estamos abrindo uma nova praça com anfiteatro, paisagismo, playground e academia ao ar livre. Agora, depois de alguns contratempos com as empreiteiras anteriores, concluímos a obra da UBS e a entregamos à população. Vamos atender às reivindicações dos moradores para que o serviço de saúde oferecido seja o melhor possível”, comentou o prefeito Zelinho.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Congonhas/MG

Share This