Após nove anos, desde a homologação pelo Ministério da Saúde, unidade de pronto atendimento é finalmente entregue à população.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Geraldo dos Reis Ribeiro foi inaugurada na noite de sexta-feira (24/01) com a presença de um público expressivo em Timóteo.

Mesmo com a forte chuva que caiu na região, o evento foi marcado por muita festa. Marcaram presença os deputados federais Hercílio Coelho Diniz e Alê Silva; a deputada estadual Rosângela Reis; o prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro; vereadores; familiares do ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro (in memoriam), que empresta o seu nome a UPA, representantes da Organização Social em Saúde (OSS) Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e lideranças religiosas.

A homologação para a construção da unidade pelo Ministério da Saúde foi em 2011 e a primeira ordem de serviço para início da construção foi assinada em março de 2014 com um custo estimado em R$ 2,6 milhões. Em fevereiro de 2018, uma nova ordem de serviço foi assinada, após mais de dois anos e seis meses de obra paralisada. 

Ao assumir a atual gestão da Prefeitura de Timóteo em 13 de julho de 2018, o prefeito Douglas Willkys colocou como prioridade do seu mandato a conclusão de todas as obras que estavam paradas no Município, entre as quais a UPA. Ao final, o valor total da obra da UPA ficou em R$ 3,7 milhões.

O diretor presidente da OSS Hospital e Maternidade Vital Brazil, Marco Antônio de Almeida, disse que a inauguração da UPA de Timóteo era um marco importante para a instituição, que possui uma história centenária em Juiz de Fora 100% dedicada a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Timóteo é um dos principais polos urbanos do Leste de Minas e a nossa história se identifica com a preocupação da atual gestão da Prefeitura em possibilitar um atendimento de saúde com qualidade. Esse momento coincide com a maturidade institucional do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus”, enfatizou.

DIGNIDADE

“O momento é de muita emoção para todos nós que nos últimos quinze meses estivemos envolvidos e atuando para que a UPA se tornasse realidade. Estamos entregando um equipamento que é muito maior do que vários hospitais existentes Brasil afora. Com isso temos a oportunidade de propiciar um serviço em saúde de qualidade e mais dignidade para a nossa gente”.

A afirmação é do secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, que não escondeu a sua emoção durante a solenidade. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer a sua equipe e a todas as secretarias municipais pelo empenho em colocar a unidade para funcionar.

 

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Eduardo Morais – Secretário de Saúde de Timóteo e Geraldo Tadeu da Conceição Cruz – Diretor de Mercado da Vivver Sistemas que prestigiou o evento.

 

Já o vice-prefeito José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, foi contundente ao lembrar do período em que foi vereador e que teve a oportunidade de visitar as obras da UPA. “Faltou responsabilidade ao longo desses últimos anos em relação a UPA. Foram criadas falsas expectativas para a população o que consolidou uma descrença generalizada em torno dessa obra. Felizmente eu vivi para testemunhar a inauguração dessa unidade e agradeço ao prefeito Douglas por fazer parte dessa história”, destacou o vice-prefeito.

 

UNIÃO

O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, aproveitou para agradecer a todos que tiveram uma participação direta ou indireta para que a UPA fosse concluída e entregue à comunidade. “Isso só foi possível pela somatória de forças de diversas frentes, diferentes servidores, agentes políticos e instituições públicas e privadas. Agradeço também aos servidores que atuaram ao longo dos anos no Centro de Saúde João Otávio pela dedicação, mesmo em condições de trabalho muitas vezes desfavoráveis. Somente com a união e integração vencemos este desafio”, reforçou o prefeito.

Ele aproveitou para fazer um retrospecto sobre a obra, lamentando o estado de abandono em que UPA foi encontrada ao assumir a gestão da Prefeitura de Timóteo em 13 de julho de 2018. “Optamos por um silencioso resgate desta obra. Sem alarde e com muito sacrifício colocamos os pagamentos em dia e restabelecemos a credibilidade do Município para finalizar a obra. Após isso, fizemos o chamamento público da OSS que fará a gestão compartilhada da UPA e hoje, para a nossa felicidade, estamos entregando oficialmente a UPA”, pontuou Douglas.

 

 

O prefeito aproveitou para justificar a homenagem ao ex-prefeito Geraldo dos Reis Ribeiro (in memoriam) que dá nome a unidade. “O Sr. Geraldo Ribeiro construiu uma história de respeito com os moradores desta cidade. Com este ato eternizamos a sua figura política e o que ela representa para nossa cidade: respeito ao dinheiro público e o desejo de governantes que tenham uma personalidade marcante não apenas por palavras, mas por atos e ações”, finalizou Douglas Willkys. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Timóteo/MG

Share This