• Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

O registro adequado das informações vai auxiliar no monitoramento da gestão federal, estadual, municipal e distrital.

Com o Previne Brasil, o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) foi reformulado. Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o Pagamento por Desempenho.

Esse incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de sete indicadores: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Para auxiliar no envio das informações, estão disponíveis na parte do Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB), dentro da plataforma do e-Gestor AB, materiais que auxiliam no registro dos dados, como os instrutivos para uso dos sistemas de prontuário eletrônico e de Coleta de Dados Simplificados (CDS). Confira abaixo.

Outro material que está disponível para consulta traz ações de como as equipes de saúde que atuam da Atenção Primária pode melhorar os indicadores de desempenho. Uma das estratégias para aumentar o número de consultas de pré-natal na comunidade é facilitar o acesso aos testes de gravidez (preferencialmente teste rápido) por meio de escuta inicial qualificada. Outra orientação é acompanhar possíveis faltas aos agendamentos e acionar a gestante por meio telefônico ou presencial para entender o motivo da ausência.

MATERIAIS DE APOIO:
Nota Técnica nº 5/2020
Como a equipe de saúde da família pode melhorar os indicadores de desempenho
Roteiro de navegação no e-Gestor
Guia para Qualificação dos Indicadores da APS – PEC
Guia para Qualificação dos Indicadores da APS – CDS
Guia para Qualificação dos Indicadores da APS – Thrift (integração)

Leia também: Gestores do SUS tiram dúvidas sobre o programa Previne Brasil, em Brasília.

Fonte: Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Share This