A obrigatoriedade vale para todos os laboratórios das redes pública e privada, universitários e quaisquer outros, em todo território nacional.
O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (21/7), a Portaria Nº 1.792, que torna obrigatória a notificação à pasta de todos os resultados de testes diagnósticos para detecção da Covid-19. A obrigatoriedade vale para todos os laboratórios das redes pública e privada, universitários e quaisquer outros, em todo território nacional. A notificação deverá ser feita no prazo de até 24 horas a partir do resultado do teste, mediante registro e transmissão de informações na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
De acordo com a publicação, deverão ser notificados ao Ministério da Saúde todos os resultados de testes diagnóstico realizados, sejam positivos, negativos, inconclusivos e correlatos, em qualquer que seja a metodologia de testagem utilizada. Os resultados de exames laboratoriais feitos pelos laboratórios privados devem ser disponibilizados para os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) para atualização e conclusão da investigação. A notificação ficará a cargo dos gestores e responsáveis dos respectivos laboratórios e será fiscalizada pelo gestor de saúde local.
Para os laboratórios públicos que fazem parte da Rede Nacional de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) e que utilizam o sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), a rotina não muda, pois o Sistema GAL já está conectado com a RNDS. Já os laboratórios públicos e privados que não utilizam o GAL terão até 4 de agosto, 15 dias após a publicação da portaria, para proceder às adequações necessárias relativas ao uso da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Esses laboratórios deverão solicitar o uso da RNDS por meio do portal de serviços do Ministério da Saúde no endereço eletrônico https://servicos-datasus.saude.gov.br. Serão disponibilizados aos laboratórios toda a documentação técnica e o suporte para eventuais dúvidas no endereço eletrônico https://rnds.saude.gov.br.
Para o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, a portaria disciplina a notificação pelos laboratórios. “Com a Rede Nacional de Dados em Saúde será possível o compartilhamento de resultados de exame de Covid-19 aplicados em qualquer lugar do país, permitindo que os três níveis de gestão do SUS tenham informações fidedignas sobre a notificação de casos”, explicou.
Além disso, a expectativa é que, por meio do aplicativo Conecte SUS, todos os cidadãos que realizarem exames laboratoriais da Covid-19 terão acesso aos seus resultados. A portaria alerta ainda que o não cumprimento da notificação ao Ministério da Saúde poderá configurar infração sanitária, cuja prática poderá acarretar aplicação de penalidades, como advertência, multa ou interdição do estabelecimento, sem prejuízo de outras sanções de natureza administrativa, civil ou penal cabíveis.
REDE NACIONAL DE DADOS EM SAÚDE
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional de integração de dados em saúde, é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. Ela foi criada com base nas diretrizes da Estratégia da Saúde Digital e fundamentada na Política Nacional de Informática e Informações em Saúde (PNIIS) e no documento Estratégia e-Saúde para o Brasil.
Ao longo do seu desenvolvimento, a RNDS se constituirá na desejada infovia de saúde: uma plataforma informacional de alta disponibilidade, segura e flexível, que favorecerá o uso ético dos dados de saúde, permitindo, assim, o surgimento de novos serviços, inovação, pesquisa e desenvolvimento que resultem em benefícios para a população e para o Brasil.
TESTES REALIZADOS PARA COVID-19
Até o dia 21 de julho, foram aplicados 2.536.552 milhões de exames de RT-PCR para Covid-19, sendo que 1.406.132 na rede nacional de laboratórios de saúde pública e 1.130.420 nos principais laboratórios privados do país. Sobre os testes sorológicos, segundo dados do sistema e-SUS Notifica, foram realizados no país um total de 3.562.745 exames, sendo 3.286.382 testes rápido – anticorpo, 242.013 teste rápido – antígeno, 15.414 Elisa e 18.936 Eclia.
TESTES DISTRIBUÍDOS
Foram distribuídos 12,4 milhões de testes para Covid-19 a todos os estados do país. Desses, 4,8 milhões são RT-PCR (biologia molecular) e 7,5 milhões testes rápidos (sorológico).
Mais detalhes no Painel de Leitos e Insumos
Fonte: Agência Saúde via Secretaria de Atenção Primária à Saúde