A proposta é criar um sistema municipal para que as ações de VISA sejam potencializadas no Município.

No Dia Nacional da Vigilância Sanitária (05/08), o Município de Timóteo passa a contar com mais uma importante ferramenta de trabalho que traz avanços e vai modernizar o setor. Por meio do projeto “Informatiza Visa: aplicabilidade da tecnologia da informação otimizando o serviço da Vigilância Sanitária”, o setor de Vigilância Sanitária de Timóteo foi contemplado com 12 tablets que serão usados pelos servidores do setor.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Morais, lembra que o controle sanitário é uma atividade que está presente no dia a dia da população, por isso a necessidade de inovar no trabalho da VISA qualificando os processos que vão assegurar mais qualidade na prestação do serviço na área de saúde.

Segundo o secretário, os equipamentos foram doados por meio de uma parceria com a Vivver Sistemas, empresa da área de sistemas e tecnologia da informação. A Vivver Sistemas é prestadora de serviços da Secretaria Municipal de Saúde.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Equipamento vai otimizar trabalho da Vigilância

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Timóteo e autora do projeto elaborado em janeiro deste ano, Ana Amélia Camilo Soares, conta que a proposta foi pensada para “acompanhar a evolução tecnológica que agiliza e disponibiliza informações de maneira instantânea”. “É importante destacar que o projeto foi apresentado à Secretaria de Saúde que deu apoio imediato para a implantação”, disse Ana Amélia.

A proposta de criar um sistema municipal para que as ações de VISA sejam potencializadas conta com o apoio do Departamento de Informática da Prefeitura de Timóteo que está desenvolvendo um sistema específico para o setor. Essa sistematização vai auxiliar nas inspeções sanitárias, consultas à legislações vigentes, roteiros de inspeção, arquivo de fotos do estabelecimento, além de economizar tempo na confecção de relatórios técnicos, entre outros avanços.

OBJETIVOS 

Entre os objetivos específicos do programa, Ana Amélia menciona a sincronização das informações entre as inspeções sanitárias e o banco de dados do sistema VISA; a agilidade no tempo de retorno ao contribuinte, no que se refere às necessidades de adequações sanitárias; a criação de um banco de dados estatísticos; o balizamento das inspeções sanitárias por meio de dados estatísticos, considerando a caracterização dos riscos sanitários das microáreas do município; e a diminuição do consumo e descarte de papel, contribuindo assim para o meio ambiente.

“É a tecnologia a serviço da Vigilância Sanitária”. Foi com essa frase que o servidor Adriano Januário Silva, há 32 anos na Prefeitura de Timóteo, resumiu como a informatização do setor vai trazer benefícios para toda a comunidade. “É um avanço que estamos tendo, pois nunca tivemos isso. Com certeza é mais uma conquista que vai ajudar a nortear o nosso trabalho e propiciar um bom atendimento à população”, citou Adriano Silva. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Timóteo

Share This