Todos os municípios do país devem atualizar o sistema e-SUS AB para a versão 3.2.31 visando atender a renovação do certificado de segurança do centralizador nacional.

A atualização é necessária para garantir que os dados cheguem a base federal e desta forma não prejudiquem a apuração, que pode trazer consequências nas informações e nos pagamentos realizados pelo Ministério da Saúde no âmbito da Atenção Básica. Todos precisarão atualizar o PEC antes do fechamento da competência atual (agosto de 2020) que possui prazo final de envio no dia 15 de setembro de 2020.

A nova versão traz melhorias importantes nos componentes de segurança do módulo de transmissão do sistema e por esse motivo a atualização é necessária para todos os municípios brasileiros.

Dessa forma, desde o dia 25 de agosto de 2020, o centralizador federal do e-SUS AB não recebe mais informações de instalações com versões anteriores a 3.2.31. Os municípios com sistemas proprietários ou terceiros podem continuar utilizando as versões disponíveis do LEDI para integração, sendo necessário atualizar apenas o PEC utilizado como transmissor.

Com a finalidade de evitar problemas na transferência de dados para a base nacional para as próximas competências recomendamos que a atualização seja feita com antecedência ao encerramento da competência de Agosto de 2020, conforme Portaria GM Nº. 135, DE 21 DE JANEIRO DE 2020. A atualização imediata visa evitar problemas decorrentes de indisponibilidade/falhas de comunicação/conexão, causados pela grande demanda de envio nos últimos dias do prazo e que impeçam a chegada dos dados ao Centralizador Nacional.

O Conasems alerta aos gestores e profissionais que ao longo dos últimos tempos muitas informações registradas na estratégia e-SUS AB deixam de ser processadas em nível nacional por falta da utilização de versão atual o sistema. Dessa forma manter a versão atualizada é de extrema importância não só neste momento mais em todos os momentos em que houver atualização da plataforma com implementação de novas funcionalidades, correções e melhorias.

Para mais informações sobre a Estratégia e-SUS AB: https://aps.saude.gov.br/ape/esus.

Para download das versões: http://aps.saude.gov.br/ape/esus/download.

Para dúvidas, sugestões e outras contribuições entre em contato através do canal de suporte:  http://esusaps.bridge.ufsc.br/support/login.

CONFIRA O DETALHAMENTO DAS ÚLTIMAS VERSÕES DO E-SUS AB:

Melhorias PEC: 3.2.31
– Atualização do certificado para envio de dados para o Centralizador Nacional.

Melhorias PEC: 3.2.30
– Otimização no algoritmo de paginação utilizado no processamento de relatórios, evitando erros que interrompiam o processo em instalações com muitos dados.

– Correção de erro ao salvar ou enviar lotes com registros de Vinculação entre Cidadão e Equipe gerados a partir de Cadastros Individuais recebidos de outras instalações.

Melhorias PEC: 3.2.29
– Inclusão de controle nas listagens de Cadastros Individuais e Domiciliares para impedir a criação de novas fichas, através do botão ‘Atualizar’, para cadastros com atualizações ainda não enviadas.

– Inclusão de paginação na rotina de limpeza de CNS/CPF replicados.

– Correção de erro ao ler fichas inválidas no processamento de relatórios.

– Correção de erro ao sincronizar com o aplicativo de atenção domiciliar em que o CPF/CNS do cuidador estava vazio.

Melhorias PEC: 3.2.28
– Correção de erro que impedia o processamento de relatórios em bases que contêm registros de CPF replicados.

– O processamento de relatórios não será mais iniciado automaticamente quando a aplicação for reiniciada, esse processo ainda ocorrerá à meia noite e pode ser iniciado manualmente através do módulo de administração de relatórios.

Fonte: CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde