1º dia de programação – 13 de julho

O primeiro dia de programação no Espaço Café Colaborativo, em 13 de julho, terá como destaques a apresentação da “ Pesquisa (Re)Conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em foco”, do “Programa Nacional de Controle de Tabagismo”, do “Projeto A CASA”, da “Implantação do SIMET nas UBS” e do “Projeto Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”.  Além disso, acontecerá o lançamento dos livros “Judicialização da Saúde nos Municípios”, do e-book “10 anos de história do COSEMS-RJ” e uma roda de conversa sobre “Saúde da população negra”.

A pesquisa nacional “(Re)Conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em foco” tem o objetivo de identificar o cenário da auditoria e do ambiente de controle no SUS e avaliar a maturidade dos serviços de auditoria interna dos componentes estaduais e municipais do Sistema Nacional de Auditoria do SUS.

O “Programa Nacional de Controle de Tabagismo” tem como objetivo aprimorar a rede do Programa Nacional de Controle do Tabagismo nos Estados e no Distrito Federal, fortalecendo recomendações baseadas em evidências sobre as políticas de controle do tabaco.

O “Projeto A CASA” tem como premissa ser um espaço de conexão, aprendizado, aprimoramento e troca de experiências e informações para  o agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias de todo Brasil.

Haverá lançamento do livro “Judicialização da Saúde nos Municípios Diagnósticos, experiências de gestão e teses jurídicas” e o livro “Judicialização da Saúde nos Municípios: Como responder e prevenir”.

Lançamento do e-book “10 anos de história do COSEMS-RJ” sobre os 10 anos da estratégia de Apoio do Cosems RJ contando toda a história do projeto, além de textos sobre apoio com autores convidados. 

A apresentação sobre Implantação do SIMET nas UBS tratará a disponibilização do sistema SIMET, desenvolvido pelo NIC.BR em cooperação técnica com o CONASEMS, destinado a medição da qualidade do tráfego da internet.

A roda de conversa sobre a Saúde da População Negra deve dialogar sobre os desafios atuais e perspectivas de futuro a partir da perspectiva da saúde da população negra.

2º dia de programação – 14 de julho

O segundo dia de programação do Espaço contará com as apresentações “Roda de práticas sobre Práticas Integrativas e Complementares” e “Estratégias de Enfrentamento de Surtos e Vigilância em Saúde em Emergências Sanitárias”. Além dos simpósios da Bayer, Fiocruz/IBMP, Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, Roche.

A Roda de práticas sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICS) contará com apresentação de 5 experiências bem sucedidas em PICS de cada região do país selecionadas em articulação com a rede PICS. Preferencialmente garantindo as temáticas de Gestão,  Educação e Pesquisa.

A apresentação sobre Estratégias de Enfrentamento de Surtos e Vigilância em Saúde em Emergências Sanitárias irá apresentar a plataforma de vigilância dirigida para a identificação precoce de áreas com risco significativo para o início de surtos e a identificação precoce de doenças virais respiratórias com potencial epidêmico/pandêmico, fornecendo uma abordagem inovadora para alerta precoce de surtos de risco.

3º dia de programação – 15 de julho

O terceiro dia contará com as apresentações “Limites e possibilidades do uso do modelo de gestão em  parceria com OSS”, “Projeto Saúde das Manas” e“Selo UNICEF”. Além disso, contará com o cine debate sobre “Dignidade Menstrual” e com o Simpósio da Takeda.

A apresentação do Projeto Saúde das Manas contará sobre o projeto de garantia a saúde sexual reprodutiva no Marajó.

O Cine debate sobre Dignidade Menstrual realizará a apresentação de teaser do UNFPA sobre a temática e vídeo sobre iniciativa do UNFPA Amazonas

No mesmo dia, acontecerá a apresentação do Selo UNICEF que trabalha diretamente com os municípios brasileiros mais vulneráveis na busca de melhorar políticas públicas. A apresentação explicar as estratégias: Selo UNICEF, Busca Ativa Vacinal, Busca Ativa Escolar e Boas Práticas Municipais e Cooperação Sul-Sul.

Sala Dourado

Outras duas atividades acontecerão na Sala Dourado, no dia 14 a tarde. O Simpósio sobre Programa de Apoio ao desenvolvimento institucional do SUS – Proadi, de 14h às 16h, com apresentação e debate sobre principais projetos pelos seis hospitais de excelência, Ministério da saúde e CONASEMS. E o Debate com o BNDES que trará apresentação e discussão sobre o apoio do BNDES à saúde nos municípios: experiência recente e as novas possibilidades de apoio aos gestores locais do SUS.

Fonte: CONASEMS

Share This