Sistema utilizado por gestores da atenção primária passa a ter nova forma de acesso.
Visando aumentar a segurança no acesso aos sistemas da atenção primária, a partir desta semana, o Sistema e-Gestor AB conta com uma nova forma de autenticação: utilizando o usuário e senha do gov.br. Nesta etapa inicial, durante um período de 30 dias, as credenciais de acesso antigas permanecerão em funcionamento. Após esse prazo, apenas a nova forma permitirá acesso ao sistema.
Com esta mudança, os gestores municipais e estaduais de saúde devem realizar o acesso utilizando suas senhas já cadastradas no gov.br.
Ao acessar o e-Gestor AB e clicar em “Acesso Restrito”, a nova página de login será aberta, e, então, será necessário clicar em “Entrar com gov.br”. Informe seu CPF e a senha já cadastrados no gov.br. Se ainda não tiver uma senha, a própria plataforma gov.br mostrará como criar seu cadastro. Depois de acessar com o novo formato, o usuário será direcionado à página do e-Gestor AB com todos os perfis já existentes.
Inicialmente serão aceitos os acessos com o selo de confiabilidade do gov.br nível Bronze, mas futuramente, algumas funcionalidades estarão disponíveis somente no nível Prata ou superior. Desta forma, certifique-se de adequar seu cadastro para níveis mais confiáveis.
Vale ressaltar que o acesso pessoa jurídica com a senha do Fundo Municipal / Estadual de Saúde permanece sem alterações, utilizando o CNPJ e a senha de acesso já cadastradas.
Em caso de dúvidas, acesse o passo a passo.
Fonte: Ministério da Saúde/Secretaria de Atenção Primária à Saúde