– Foto: walterson Rosa/MS
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, na tarde desta quarta-feira (25/01), de uma recepção no Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Durante o discurso, a titular da pasta destacou que a visita não era apenas protocolar, mas um real desejo de estabelecer diálogo interfederativo. O encontro também foi preparatório para a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que acontece nesta quinta (26).
“Uma das questões que verifiquei desde o período de transição foi a necessidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A minha trajetória do ponto de vista profissional, acadêmico e da experiência que tive na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), me permite ter o reconhecimento da riqueza que existe na diversidade”, apontou.
A ministra destacou, também, algumas metas da nova gestão. “Nossa prioridade é trabalhar para que o Ministério da Saúde possa, de fato, fortalecer o SUS. E a vinda do MS aqui não é protocolar, mas estabelece o compromisso com essa agenda. É importante recuperar a força do SUS, que no último governo foi muito fragilizada, principalmente na cooperação interfederativa”, comentou Nísia.
Dentre as prioridades já destacadas para os cem primeiros dias de gestão, Nísia salientou o Plano Nacional de Imunização. “Precisamos recuperar a confiança da população na vacina, além da importância de ter um trabalho integrado no MS, de forma transversal. Não podemos pensar em saúde sem pensar na vigilância ambiental e no conjunto de todas as pastas”, pontuou.
Estratégias de gestão
Esta foi a primeira reunião dos integrantes do Conass e serviu para apresentar os novos secretários do conselho. Os integrantes, pela manhã, discutiram protocolos e ações para a saúde pública no Brasil e anunciaram a publicação de informações para a gestão estadual do SUS. Presidente do Conass, Cipriano Maia reforçou que o conselho prestará toda a cooperação ao Ministério da Saúde, para “termos um SUS mais efetivo e integrado. Nos alegra saber que um dos objetivos é que as ações federativas tenham a união de antes”, ponderou.
Sobre a reunião com a ministra Nísia, ele afirmou que foi uma oportunidade “extremamente significativa nesse momento que a gente inicia a gestão nos estados e também uma nova gestão no Ministério da Saúde. Construímos compromissos de ter uma relação federativa baseada na cooperação, voltada a fortalecer o SUS e a democracia. É um momento de novo diálogo na relação federativa entre o Ministério e os estados. A nossa expectativa é muito positiva nessa parceria”, defendeu Maia.
Além dos representantes das secretarias do MS e dos secretários do Conass, o evento contou com a presença de Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS). Socorro apontou a importância do debate da governança, apresentado por Nísia Trindade.
“Isso, de trazer o Brasil como ele realmente é, um país diverso, é muito importante. E termos uma cooperação diversa é fundamental”, sinalizou. Ela acrescentou a “força da boa prática, para alcançar o objetivo fundamental de um SUS mais resiliente, forte e adaptado às novas questões atuais”, observou Socorro Gross.
Fonte: Edis Henrique Peres – Ministério da Saúde