Envio de dados deverá ser feito pelos municípios no 10º dia útil de cada mês. As informações de janeiro, por exemplo, podem ser colocadas no sistema até 14 de fevereiro de 2023.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), os repasses federais são feitos regularmente aos municípios brasileiros a partir do envio de dados de produção das equipes – que devem ser inseridos no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab). Para este ano, o calendário já está disponível, e o primeiro prazo vence na próxima terça-feira (14). Confira:

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

O Ministério da Saúde alerta para a importância de não perder as datas-limites de envio das informações, para que não se corra o risco de ter o repasse suspenso, conforme prevê a Portaria nº 4, de 28 de janeiro de 2021. Além do recurso, a atualização permite qualificar a gestão dos dados e o processo de trabalho das equipes e ainda serve como subsídio para políticas públicas. Os prazos vencem sempre no 10º dia útil do mês subsequente à competência Sisab de produção.

Sobre o sistema

O Sisab é o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Ele integra a Estratégia e-SUS APS, que permite a melhoria das condições de infraestrutura e o aperfeiçoamento dos processos de trabalho na APS, assim como, o monitoramento de informações relacionadas à situação sanitária e de saúde da população do território em nível nacional.

Fonte: Ministério da Saúde

Share This