Conselho nasceu para agregar e representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do Brasil.

 

 

Em 12 de abril de 1988 nascia o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), a partir de um movimento social em prol da saúde pública que se legitimou como força política. A luta criou raízes justamente no momento em que o Brasil vivia um momento de redemocratização. Desde então, o Conselho assumiu a missão de agregar e representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do País, e completa 35 anos de compromisso com os gestores, que exercem importante papel de liderança na defesa dos municípios.

Em seus 35 anos de atuação, o Conasems promoveu um novo modelo de gestão pública de saúde democrático e baseado na descentralização e municipalização, o que trouxe maior protagonismo aos municípios na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo esse trabalho gerou o reconhecimento das instâncias federais e a inclusão na pauta de importantes discussões da saúde, como financiamento público, recursos humanos e defesa dos princípios do SUS.

Atualmente, o Conasems segue atuante em seu compromisso junto à população brasileira, ao apoio dos gestores municipais de saúde, e na busca por vencer cada um dos desafios assumidos, como a defesa da autonomia na condução das políticas de saúde de acordo com as necessidades das regiões do País.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, parabeniza o Conselho por seus 35 anos de uma história marcada pela luta em prol da saúde da população e pela trajetória rumo a um Sistema Único de Saúde (SUS) resolutivo, integral e equânime.

Fonte: Nucom/Saps/MS