Representantes do setor de Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis/HIV do Ministério da Saúde realizaram visita técnica nos setores de Atenção Especializada/IST AIDS da Secretária Municipal de Saúde de Ituiutaba -MG.

As visitas aconteceram nos dias 12 e 13/09/2023 e tiveram a participação de Thays Cristine Ferreira Silva – Especialista em Implantação da Equipe Vivver, que acompanhou todo o processo.

Certificação

A certificação é uma estratégia do Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios para fortalecer a gestão e a rede de atenção do SUS, aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parcerias sexuais e crianças, além da qualificação da Vigilância Epidemiológica e dos Sistemas de Informação, monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da transmissão vertical e do HIV em todo o país.

Os critérios para certificação, em Minas Gerais, envolvem indicadores de impacto, como incidência de infecção pelo HIV em crianças devido à transmissão vertical, taxa de transmissão vertical do HIV e indicadores de processo como proporção de gestantes com pelo menos quatro consultas de pré-natal, proporção de gestantes com pelo menos um teste de HIV durante o pré-natal, proporção de gestantes em uso de Terapia Antirretroviral (TARV) e proporção de crianças expostas ao HIV que receberam a profilaxia antirretroviral.

São elegíveis à certificação municípios com mais de 100 mil habitantes, que atendam a critérios estabelecidos no Guia de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis, em consonância com a OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde e OMS – Organização Mundial da Saúde.

Transmissão vertical

A transmissão vertical ocorre quando a gestante não é diagnosticada ou tratada adequada e oportunamente.

Nesta situação, pode ocorrer a transmissão da infecção do HIV e/ou sífilis para a criança durante a gestação ou parto. E no caso do HIV, a transmissão também pode ocorrer durante a amamentação.

Como medida profilática e interrupção desse ciclo de transmissão ocorre a distribuição de testes rápidos, a fim proporcionar o diagnóstico rápido e precoce e também a distribuição de antirretrovirais para as UDMs – Unidades Dispensadoras de Medicamentos, que auxiliam  no tratamento das pessoas portadoras de HIV/Aids.

Informações complementares, acesse https://www.saude.mg.gov.br/aids e https://www.saude.mg.gov.br/aids.