Servidores da Secretaria de Saúde de Goiânia/GO participam do treinamento de capacitação para utilização do ‘Sistema Vivver Saúde Pública’ que está em fase de implantação no município.

A plataforma atenderá toda a Rede de Saúde da cidade, promovendo o registro e gerenciamento das ações, monitoramento dos atendimentos e da história clinica dos cidadãos, desde o acolhimento, passando pelo agendamento ou remarcação de consultas, distribuição de medicamentos, registro e disponibilização dos resultados de exames, encaminhamentos, retornos, dentre outros serviços, gerando automaticamente o Prontuário Eletrônico do Cidadão, exigido pelo Ministério da Saúde.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Tudo isso com o objetivo de melhoria na prestação de serviços aos usuários que terão mais conforto, segurança e agilidade nos atendimentos. Para os Gestores da Saúde, o sistema oferece ferramentas integradas que apresentam em tempo real informações referentes às atividades administrativas e gerenciais, o que agiliza a tomada de decisão necessária no dia a dia, proporcionando a racionalização e otimização dos recursos disponíveis.

Módulos do sistema já ministrados:

Business Inteligence (B.I.) – Permite o acompanhamento através de salas de situação compostas por vários monitores gráficos (em formato pizza, barra, área e etc.), com atualização automática das informações lançadas no sistema em períodos predefinidos.

Faturamento – Consolida a produção ambulatorial a partir do registro automático de procedimentos realizados por competência de acordo com o BPA – Boletim de Produção Ambulatorial. Gera arquivos para a exportação de dados para o SIASUS em conformidade com o SIGTAP do Ministério da Saúde.

Programação Pactuada e Integrada (PPI) – Permite que os municípios com pactuação através da PPI, realizem os agendamentos de consultas e exames dos seus munícipes, respeitando as cotas físicas e financeiras disponibilizadas diretamente na agenda do município referenciado.

Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) – Gerencia todas as unidades e serviços de saúde através do registro eletrônico dos atendimentos com certificação digital. Atende à portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 do Ministério da Saúde.

Farmácia & Almoxarifado – Controle dos contratos de fornecimento, empenhos, estoque e distribuição de medicamentos e produtos. Possibilita a interface com o sistema HORUS do Ministério da Saúde, outros sistemas estaduais e municipais.

Laboratório – Permite a solicitação, digitação e liberação (com assinatura digital) dos exames laboratoriais e de imagem. Registra o recebimento da amostra de coletas descentralizadas e interfaceamento com os analisadores. Disponibiliza os resultados em qualquer ponto de atenção e no Portal Cidadão. Gera relatórios gerenciais, tais como índice de normalidade e solicitação excessiva.

Vacina – Cadastro de esquemas vacinais de forma dinâmica. Atende o calendário oficial do Ministério da Saúde e as especificidades do município. Disponibiliza em todos os pontos de atendimento o cartão espelho vinculado ao Prontuário Eletrônico do Cidadão para visualização e impressão. Gera o arquivo de exportação dos dados necessários para o programa SIPNI do Ministério da Saúde.

Frotas – Controle de veículos próprios, registro das manutenções preventivas e corretivas, programação de viagens, consumo de combustível e quilometragem. Possibilita administrar os contratos de veículos terceirizados. Permite a utilização de rastreador veicular.

Diversos temas foram abordados, tais como Ponto Eletrônico, Autorização de Internação Hospitalar (AIH), Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade – APAC, Consulta Especializada, Auditoria e Atendimento na Atenção Básica.

Ao final do processo de implantação do ‘Sistema Vivver Saúde Pública’, todas as Unidades de Atendimento de Goiânia, incluindo os Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Centros Integrados de Assistência Municipal à Saúde (CIAMS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital de Urgências, Hospital da Mulher e Maternidade Dona Íris, Maternidade Nascer Cidadão, Consultório de Rua e Centro Municipal de Vacinação estarão informatizados.

Share This