• Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

 

Importante centro universitário; cidade pólo de uma região com mais de 2 milhões de habitantes; segundo maior entroncamento rodoviário nacional; cidade da arte e da cultura; centro industrial que atrai grandes empresas; metrópole que consegue conciliar agitação e desenvolvimento com tranqüilidade e hospitalidade.

Qualquer uma destas definições pode ser usada para descrever Montes Claros, cidade com cerca de 400 mil habitantes, situada no Norte de Minas Gerais. De economia diversificada, o município possui entre suas várias atividades um comércio movimentado, que abastece grande parte das cerca de 150 cidades situadas na sua região de abrangência, e onde estão instaladas as principais redes de lojas e atacadistas do Brasil, proporcionando muitas opções de compras em todos os setores.

SAÚDE PÚBLICA
O Município de Montes Claros dispõe de uma ampla rede de saúde, dotada de profissionais altamente capacitados e equipamentos de primeira geração em modernos hospitais nos setores públicos e privados. A rede física municipal é dotada de 15 Centros de Saúde (Zona Urbana):

CENTROS DE SAÚDE
. Bairro de Lourdes
. Bairro Dr. Antônio Pimenta
. Bairro do Cintra
. Bairro Delfino Magalhães
. Bairro Eldorado
. Bairro Esplanada
. Bairro Major Prates
. Bairro Maracanã
. Bairro Planalto
. Bairro Renascença
. Bairro Santos Reis
. Bairro Vera Cruz
. Vila Oliveira
. Vila Sion
. Bairro São Judas

CENTROS DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Instalados nas diversas regiões a seguir:

– Região Norte:
. Centro de Saúde da Família Cidade Industrial;
. Centro de Saúde da Família Panorâmica (zona rural);
. Centro de Saúde da Família Vila Atlântida.

– Região Sul:
. Centro de Saúde da Família Conj. Hab. José Carlos de Lima;

– Região Sudeste:
. Centro de Saúde da Família Santa Cecília;
. Centro de Saúde da Família Independência II;
. Centro de Saúde da Família Santa Rafaela;
. Centro de Saúde da Família do Cintra.

– Região Leste:
. Centro de Saúde da Família Vila Anália;
. Centro de Saúde da Família Independência I;
. Centro de Saúde da Família Conj. Hab. Clarice Athayde Vieira
OBS:. Os Centros de Saúde da Família possuem consultórios médicos e odontológicos

– Postos de Saúde (Zona Rural)

A REDE FÍSICA MUNICIPAL RURAL É DOTADA DE 08 POSTOS DE SAÚDE DISTRIBUÍDOS NOS DISTRITOS:
. Nova Esperança
. Miralta
. Santa Rosa de Lima
. São Pedro das Garças
. Aparecida do Mundo Novo
. São João da Vereda
. Ermidinha
. Vila Nova de Minas

Os Centros de Saúde foram capacitados para atender cerca de 45 mil pessoas/mês, sendo 15 Postos de Saúde e 03 Policlínicas. O atendimento odontológico, são realizados 40 mil procedimentos mensais, dos quais 2.420 são casos de urgência / emergência.

A Prefeitura de Montes Claros, contribui com cerca de R$60 mil reais para os Hospitais Santa Casa e Haroldo Tourinho, atenderem a comunidade nos casos de urgência e emergência. Foi implantado pela Secretaria Municipal de Saúde o atendimento noturno no Posto do Bairro Santos Reis e nas Policlínicas Carlos José do Espírito Santo e Dr. Ariosto Machado. A Prefeitura adquiriu 03 ônibus médico-odontológicos, totalmente equipados para atendimento na zona rural e bairros periféricos. O Programa “Acuidade Visual”, leva médicos às escolas, onde os alunos com problemas de visão ganham Óculos novos.

Quanto ao combate à desnutrição, 858 crianças com idade entre 6 meses a 1 ano e 11 meses, ganharam leite gratuitamente. O objetivo é combater carências nutricionais. É distribuído leite integral, Óleo de soja, sulfato ferroso e vitamina A e B. A Secretaria de Saúde, distribuiu 130 tipos de diferentes medicamentos da farmácia básica. Montes Claros possui hoje 108 dentistas nos Centros de Saúde, Policlínicas Municipais. Semanalmente 42 mil alunos fazem escovação acompanhada, e, com aplicação de flúor.

A Prefeitura adquiriu um mamógrafo e um aparelho de ultra-sonografia para implantar um Programa de Prevenção de Câncer de Mama. O Programa de Acuidade Visual atendeu 34.454 crianças na faixa de 05 a 14 anos. Equipes médicas visitaram 8.422 pessoas nos bairros Vilage do lago I e II, Vila Siom I e II, Alto da Boa Vista.

– Policlínicas:
. Policlínica Carlos Espírito Santo – Alto São João
. Policlínica Hélio Sales – Bairro Canelas
. Policlínica Servidores Municipais – Ariosto C. Machado Bairro Jardim Alvorada.

– Hospitais:
. Fundação Hospitalar de Montes Claros – Hospital Aroldo Tourinho.
. Hospital Universitário Clemente Faria / UNIMONTES
. INCOR – Instituto de Cardiologia Aroldo Tourinho
. Prontoclínicas e Hospital São Lucas S.A.
. Santa Casa de Caridade de Montes Claros.
. Hospital UNIMED de Montes Claros.
. PRONTOCOR – Pronto Socorro do Coração
. Prontomente – Clínica Psiquiatra de Repouso.

Na rede hospitalar são 07 hospitais, e a Prefeitura mantém em funcionamento 23 centros de saúde, 03 policlínicas e um pronto atendimento, além de equipes do Sistema de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU.

Recentemente foram inaugurados o Pronto Socorro Odontológico, atendimento que não existia no município, e também os Serviços Especializado de Odontopediatria e de Odontologia Oncológica. Dezenas de clínicas particulares oferecem profissionais qualificados em todas as especialidades com aparelhos e equipamentos de última geração.

Montes Claros se prepara para crescer ainda mais. Uma parceria entre a Prefeitura e o Governo de Minas está viabilizando a construção de 05 novas avenidas de pista dupla e em breve entra em operação a moderna Estação de Tratamento de Esgoto, um investimento de 150 milhões de reais. O município investe na pavimentação de ruas na periferia; drenagem de pontos de alagamento; implantação de um grande projeto de inclusão digital com a montagem de telecentros e do Centro Vocacional Tecnológico; ampliação dos serviços de saúde e educação oferecidos á população. Um novo distrito industrial começa a ser implantado nos próximos meses.

A cidade que cresce e trabalha sem parar também investe em Esporte, cultura e lazer. Montes Claros passou a sediar grandes eventos esportivos com a participação de atletas do Brasil e do exterior. Programas que incentivam a prática de esportes e atividades físicas se espalharam por vários bairros.

Cidade alegre e bonita, de povo trabalhador e hospitaleiro, Montes Claros consegue conciliar a tranquilidade de uma jovem metrópole que apresenta boa qualidade de vida e índices de criminalidade bem abaixo dos grandes centros, com uma noite agitada e colorida e traços de modernidade que acompanham estes novos tempos.

Cidade pólo de uma importante região; sede de grandes industrias de renome nacional; centro universitário em franco crescimento; cidade da arte e da cultura e com uma infra-estrutura invejável, Montes Claros está pronta para crescer ainda mais, e espera de braços abertos novos parceiros e investidores.

IMPLANTAÇÃO SISTEMA VIVVER SAÚDE PÚBLICA

Reunião com servidores dos hospitais de Montes Claros para definição dos agendamentos de consultas e exames:

Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG

Share This