O município de Pará de Minas é exemplo de atendimento cidadão por integrar saúde, educação e assistência social.

Brasília/DF – A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris, visitou a cidade de Pará de Minas (MG) para conhecer a estrutura da Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do município. Nesta segunda-feira (23), Neris visitou as unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), do Centro-Dia e do Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Segundo a secretária, a área de assistência social de Pará de Minas é referência no atendimento às pessoas com deficiência, ao integrar ações de saúde, educação e assistência social. “Nós temos dialogado a importância da intersetorialidade no atendimento das pessoas com deficiência. Nós temos aqui, em Pará de Minas, um caso de sucesso de intersetorialidade na assistência social, de um atendimento qualificado às famílias, que nos ajuda a pensar também na perspectiva de um reordenamento da rede de serviços voltados para a pessoa com deficiência”, frisou Mariana durante visita à Apae. A instituição atende pessoas de diversas faixas etárias com deficiência física e intelectual.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

No Centro-Dia do município mineiro, a secretária reafirmou a proposta de qualificar o atendimento socioassistencial com base em casos de sucesso, como ocorre em Pará de Minas. “Queremos fazer um reordenamento dessa rede. Para isso, precisamos de casos de sucesso, qualificados, como os que vemos aqui. O reordenamento é uma mudança de cultura de atendimento e qualificação de metodologia. É o que estamos buscando aqui”, explicou.

Parte dos serviços socioassistenciais ofertados pelo Ministério da Cidadania, o Centro-Dia tem como objetivo garantir atendimento pleno por meio da integração entre educação, saúde e assistência social às pessoas com deficiência e seus familiares. A instituição presta cuidados de proteção social ao facilitar o acesso dos usuários a serviços como educação nas creches, escolas, saúde, reabilitação, transporte, habitação, emprego e renda.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania ainda foi ao Centro Especializado em Reabilitação (CER), de Pará de Minas, que também presta atendimento às pessoas com deficiência. O deputado federal Eduardo Barbosa, de Minas Gerais, guiou as visitas. Ele é coordenador da subcomissão de assistência social na Câmara dos Deputados. Nesta terça-feira, equipes do Ministério da Cidadania irão realizar treinamento de capacitação técnica aos gestores da assistência social do município mineiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério da Cidadania

Share This