Em prosseguimento às atividades do “Outubro Rosa”, a Prefeitura de Montes Claros, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de diversos bairros da cidade, vem realizando ações de saúde voltadas para a prevenção ao câncer de mama.

Nesta semana, centenas de pessoas participaram de palestras, atividades físicas, debates e oficinas realizadas por várias equipes de Saúde, que ensinaram sobre a fundamental importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do combate ao câncer de mama e do colo uterino. O objetivo foi chamar a atenção, sobretudo das mulheres, para os dois tipos de câncer que mais acometem o sexo feminino.

Dezenas de mulheres compareceram na UBS do bairro de Lourdes, onde foi abordada a importância do autoexame e da prevenção. Na Vila Antônio Narciso e no Jardim Brasil (região do grande Santos Reis), usuárias receberam palestras e dicas de saúde. A equipe do Jardim Brasil ofereceu também atividades físicas, aula de zumba e dicas de beleza para as moradoras. A equipe da Vila Antônio Narciso realizou campanha educativa na avenida João XXlll, com distribuição de panfletos sobre a prevenção, orientação e marcação de exames.

Equipes da UBS do bairro Major Prates realizaram palestras de conscientização, explicando que a prevenção ainda é o melhor remédio para combater a doença. Simultaneamente, as equipes do bairro Esplanada (parte leste da cidade) realizaram caminhada e palestras para os moradores.

Equipes do bairro Renascença e Alice Maia realizaram palestras, sorteios de brindes e atividades lúdicas, para incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas para a prevenção das doenças. No Residencial Vitória ll, a equipe também realizou palestras e conclamou as mulheres para a realização do autoexame.

Ainda na região do grande Renascença, as equipes da Vila Tiradentes e Tancredo Neves realizaram ações com apresentação da banda de música da Polícia Militar de Minas Gerais.

Assim como na zona urbana, as ações também foram intensificadas na zona rural do município. A ESF de Miralta realizou palestras sobre saúde, prevenção, além da importância de se inserir atividades físicas no dia a dia dos moradores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Montes Claros/MG
Texto: Rubens Santana
Fotos: Divulgação

Share This