Já está disponível no Painel de Apoio à Gestão as simulações que comparam os valores atualmente repassados aos municípios pelo Ministério da Saúde para o financiamento da Atenção Básica com os recursos previstos a partir do novo modelo de financiamento.

Confira os vídeos tutoriais com o passo a passo para a consulta da simulação de valores:

#ParaSaberMais: consulta dos valores do novo financiamento da Atenção Básica – PARTE 1


#ParaSaberMais: consulta dos valores do novo financiamento da Atenção Básica – PARTE 2

 

O modelo de financiamento da APS foi aprovado na última reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite. Dentre as principais características que passam a valer no aporte de recursos estão as dimensões epidemiológica, demográfica, socioeconômica e de capacidade de oferta para a alocação de verba.

A consulta no Painel é feita por município, de forma a subsidiar com dados e informações os gestores municipais. A aba Atenção Básica apresenta os dados relativos às simulações, comparando os valores recebidos no ano de 2019 com os valores previstos para 2020.

A comparação dos dados possibilita ainda conhecer o que é necessário a cada gestão para ampliar a cobertura e com isso ampliar o volume financeiro a ser recebido do Ministério da Saúde nos próximos anos.

O Ministério da Saúde reforça que não haverá diminuição do recurso repassado aos municípios. Ainda está previsto um aporte de 2,5 bilhões com a regra de transição para o novo modelo.

Confira o anúncio da ferramenta feito pelo Presidente do Conasems, Wilames Freire, e o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim.

Fonte: CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde

Share This