Com o objetivo de conhecer e divulgar boas práticas em ações voltadas para a promoção da qualidade de vida da população idosa, em especial a parcela que se encontra em vulnerabilidade, desenvolvidas nos municípios aderidos a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), estão abertas as inscrições para a primeira edição do “Mapeamento de Experiências em Boas Práticas voltadas para a Melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa”. Trata-se de uma iniciativa do Departamento de Atenção ao Idoso do Ministério da Cidadania com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O Departamento de Atenção ao Idoso coordena a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI) que é uma iniciativa do Governo Federal (Ministério da Cidadania; Ministério da Saúde; e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) com apoio de parceiros não governamentais (Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde) para incentivar as municipalidades a promoverem ações voltadas para o envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população idosa brasileira, sobretudo a mais vulnerável.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
Serão selecionadas 18 (dezoito) experiências para compor um Guia de Boas Práticas em Gestão Pública Municipal voltadas para a População Idosa que será disponibilizado para os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal, disseminando boas experiências existentes na implementação e desenvolvimento de ações voltadas à promoção de uma política local para as pessoas idosas, no contexto das dimensões da EBAPI. Dessa forma, acredita-se que o compartilhamento dessas experiências bem-sucedidas poderá inspirar outros municípios na abordagem do envelhecimento de sua população idosa contribuindo para que esse sucesso seja alcançado também em outras localidades.

Além de compor a publicação do Guia de Boas Práticas, as experiências selecionadas receberão certificação concedida pelo Departamento de Atenção ao Idoso e os(as) coordenadores(as) técnicos poderão ser convidados(as) para apresentar seus trabalhos em Brasília.

Podem participar do mapeamento Órgãos Gestores do Poder Executivo Municipal e Instituições Não Governamentais vinculadas à Administração Pública em municípios componentes da EBAPI. Cabe destacar que outros municípios podem participar desde façam o processo de adesão na Estratégia pelo link: link: http://sisbapi.paas.cidadania.gov.br/login

A experiência enviada para avaliação deverá ser classificada dentre as oito dimensões da EBAPI: ambiente físico; transporte e mobilidade urbana; moradia; participação; respeito e inclusão social; comunicação e informação; oportunidades de aprendizagem; apoio, saúde e cuidado.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 17 de janeiro de 2020 por meio de formulário eletrônico disponível no link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=52838

Confira o documento completo com as orientações para participação.

Fonte: CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde

Share This