Portaria ainda atualiza o programa em relação ao novo financiamento da Atenção Primária à Saúde, o Previne Brasil.

Foi atualizado, nesta semana, o Programa Saúde na Hora, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população à Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada do SUS. A mudança acontece com a publicação da portaria nº 397 de 16 de março de 2020 e fortalece, ainda, a resposta da APS frente à epidemia do Novo Coronavírus e desafios futuros semelhantes.

A partir desta publicação, há a atualização do programa em relação ao novo financiamento com a alteração dos valores do incentivo financeiro, que passam a ser transferidos por unidade conforme modalidade de adesão.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Já as Unidades de Saúde que possuem pelo menos duas equipes, seja eSF ou eAP (20h ou 30h), também podem expandir o horário de funcionamento para 60h semanais, abrindo durante a noite ou aos finais de semana. Antes, somente as Unidades que possuíam três ou mais equipes podiam aderir ao programa.

O pagamento adicional para essa nova modalidade é de R$ 15.000,00 mensal por unidade, considerando a obrigatoriedade de informatização, com prazo de 12 meses para utilização ou implantação de Prontuário Eletrônico.

A proposta é que haja a oferta imediata de serviços médicos e de enfermagem em todo o horário de funcionamento, com monitoramento eletrônico via sistema eSUS/SISAB, reflexo dos esforços da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) pela informatização da Atenção Primária à Saúde.

O cenário potencial é de que aproximadamente 40 milhões de pessoas sejam beneficiadas, e de que haja o reforço da capacidade assistencial de localidades com casos confirmados de Coronavírus, com investimento de R$ 900 milhões. Estima-se que, com a ampliação, cerca de 17 mil equipes da atenção primária atuarão em horário ampliado, correspondendo a 40% do total de equipes.

Gestor, solicite a adesão ao Programa Saúde na Hora aqui.

Fonte: Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Share This