Selecionados exibirão trabalhos no Congresso Brasileiro de Nutrição em outubro, em Maceió (AL). Prêmios incluem publicações, troféu, certificado e viagem.

A promoção da melhoria das condições alimentares e nutricionais da população brasileira é um dos trabalhos desenvolvidos por trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente na Atenção Primária.

Para identificar, valorizar e divulgar as ações exitosas na temática, até o dia 28 de agosto, gestores e profissionais de saúde podem se inscrever para participar da Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS. A iniciativa faz parte do XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), que acontecerá em Maceió (AL) nos dias 6 e 7 de outubro.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Foto: Fiocruz Imagens

O objetivo é identificar experiências que apontam caminhos possíveis para a concretização do propósito da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e sua implementação nos territórios.

A mostra também vai estimular a continuidade das ações nos municípios e estados; ajudar na consolidação de iniciativas que promovem a organização da atenção nutricional na Rede de Atenção à Saúde; e fortalecer a PNAN como uma política do SUS que contribui para a melhoria das condições de saúde e segurança alimentar e nutricional da população.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, explica que a política nacional é baseada na promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, na vigilância, na prevenção e no cuidado integral dos agravos relacionados a questões alimentares e nutricionais.

“Isso só pode ser feito por meio do trabalho dos profissionais que atuam nos estados e municípios, que merecem todo o reconhecimento”, justifica. “Além disso, o compartilhamento de boas práticas durante a mostra tem o potencial de trazer benefícios para os brasileiros em qualquer localidade, já que elas poderão inspirar e ser replicadas”, complementa.

Como funciona

Poderão ser inscritos trabalhos que relatem experiências de ações de alimentação e nutrição no âmbito SUS. Os candidatos deverão escolher entre duas modalidades – experiências ou trabalhos acadêmicos – e uma das cinco categorias a seguir: Atenção Nutricional no SUS; Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição; Formação Profissional e Educação Permanente; Saúde em Todas as Políticas; Prevenção da Obesidade Infantil.

A avaliação será feita por técnicos da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e parceiros, que selecionarão 100 trabalhos. Entre eles, 82 vão compor os anais (72 relatos de experiência e 10 trabalhos acadêmicos) e 18 farão parte dos anais e realizarão apresentação oral (três experiências de cada categoria e três trabalhos acadêmicos de qualquer categoria).

Entre os selecionados para a apresentação oral, um trabalho de cada categoria será contemplado com certificado, troféu, publicações e viagem* para conhecer outra experiência que foi selecionada, escolhida pelos autores dessas melhores experiências. Confira o cronograma:

 

Atividades Prazos
Inscrição de trabalhos de 8 a 28 de agosto de 2022 
Avaliação dos trabalhos de 29 de agosto a 2 de setembro de 2022
Divulgação do resultado 5 de setembro de 2022 
Indicação do autor apresentador do trabalho aprovado para apresentação oral Até 11 de setembro de 2022
Divulgação da programação de apresentações orais Até dia 30 de setembro
Apresentação dos trabalhos 6 e 7 de outubro de 2022
Divulgação do resultado 7 de outubro de 2022
Indicação de autor(a) contemplado pela viagem, que poderá escolher a experiência a ser visitada e a data  23 de outubro de 2022 
Realização da viagem de 1 a 30 de novembro de 2022

 

Mais informações estão disponíveis no edital. Para se inscrever, clique aqui.

Sobre o Conbran

O Congresso Brasileiro de Nutrição é um dos maiores eventos sobre o tema na América Latina, com mais de 60 anos de existência na promoção de debates científicos e profissionais. Além de nutricionistas, o encontro reúne técnicos de nutrição e dietética, gastrônomos, médicos, nutrólogos, farmacêuticos, bioquímicos, profissionais de educação física, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, estudantes e demais interessados.

Nesta edição, o tema é “Nutrição nas diferentes fases da vida: desafios para a promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional”. O Ministério da Saúde estará presente em mesas de debate oficiais, na mostra, em atividades paralelas e no stand.

*Todos os itens de reconhecimento das experiências serão enviados/entregues após o período eleitoral, mas o anúncio da lista dos que forem mais bem avaliados será feito no fechamento do Congresso.

Serviço

Inscrições abertas para a Mostra de Experiências de Alimentação e Nutrição no SUS no XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran)

Período: até 28 de agosto.
Site para inscriçãohttps://conbran.com.br/mostra/ 
Edital: https://conbran.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Regulamento_VMostra-2.pdf.

Fonte: SAPS – Secretaria de Atenção Primária à Saúde e Ministério da Saúde

Share This