Conheça as vacinas da Campanha Nacional de Multivacinação que acontece até 9 de setembro
 
A vacina tríplice viral ajudou a eliminar doenças que eram comuns há alguns anos. É aplicada por meio de injeção a partir dos 12 meses e previne contra agravos que estão controlados em função da vacinação, como a caxumba. Essa doença causa mal-estar e inchaço próximo ao queixo e no pescoço. Também pode causar surdez, cegueira e levar à morte.
 
Outra enfermidade que pode ser evitada com essa vacina é a rubéola. Parecida com o sarampo, causa inflamação visível na pele e compromete a respiração, provocando muito mal-estar. O sarampo também é uma doença infecciosa grave que faz inflamações visíveis na pele e compromete as mucosas e o pulmão, podendo causar morte.
 

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Quando o bebê nasce, o organismo não possui as defesas necessárias para combater infecções de origem externa, como vírus e bactérias. As vacinas possuem importante papel, diminuindo os riscos de doenças e possibilitando o crescimento saudável. Com a Caderneta da Criança, o Ministério da Saúde disponibiliza informações sobre o ciclo de crescimento e as vacinas aplicadas nas diferentes etapas da vida. Todos os imunizantes indicados na caderneta são oferecidos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Algumas doenças estão eliminadas devido à vacinação, mas a ocorrência de baixas coberturas vacinais pode causar a reintrodução dessas doenças no País, voltando a serem um problema de saúde pública.

Saiba mais sobre a rubéola
Saiba mais sobre o sarampo 
Saiba mais sobre a caxumba

Fonte: Tiago Souza via Ministério da Saúde

Share This