Além das mudanças na interface do prontuário eletrônico, também foram realizadas adequações para uso nos Centros de Especialidades Odontológicas

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

A nova versão mostra as informações dos acompanhamentos específicos do cidadão (imagem: divulgação CCOM-SAps)

 A versão 5.0 do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS Atenção Primária está disponível para atualização. As mudanças vêm para melhorar a experiência do profissional no momento do registro dos dados do paciente no prontuário eletrônico. Além do novo design e remodelagem da folha de rosto e atendimento SOAP (subjetivo, objetivo, avaliação e plano) — atestados, exames, lembretes, prescrição de medicamentos, orientações, encaminhamentos, entre outros —, o software chega aos Centros de Especialidades Odontológicas.

As novidades também vão qualificar o registro das informações de atendimento da população, possibilitando que a gestão tenha mais dados sobre a saúde do território.  A nova versão foi apresentada na última reunião da Comissão de Intergestores Tripartite.

Uma das mudanças é que foi implementado o Catálogo Brasileiro de Alergias e Reações Adversas (CBARA) para seleção de agentes alergênicos e reações, entre outras questões. Isso facilita o registro e o uso das informações.  Para o atendimento odontológico, também foi remodelado o odontograma para ficar mais interativo, além de disponibilizar dois novos módulos: o periograma e tecidos moles e duros.

Outra novidade é na lateral da tela dos atendimentos. O sistema mostra as informações dos acompanhamentos específicos do cidadão. Por exemplo, o acompanhamento da criança, do pré-natal e do idoso permitindo que os profissionais consultem outras informações durante o atendimento.

Os profissionais e gestores podem conferir todas as mudanças no link. Acesse também o portal e-SUS APS para download da nova versão https://sisaps.saude.gov.br/esus/.

Fonte: Secretaria de Atenção Primária à Saúde – Ministério da Saúde

Share This