A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (09/11), às 19h, em solenidade no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, João Pessoa-PB.

O evento, que acontece até o próximo sábado (12/11), tem uma vasta programação gratuita e aberta ao público em geral.

Venha fazer uma visita no estande da Vivver Sistemas. Aqui a tecnologia é sempre em favor da vida!

Todas as atividades começam a partir das 14h às 18h.

Durante a solenidade de abertura tivemos a apresentação da youtuber Júlia Jaccoud, com a palestra ‘A matemaníaca’ e o show da Big Band Rubacão Jazz.

Serão quatro dias de evento com mostra de robótica, espaço geek, competições de games, Olimpíada de Matemática, apresentação de cosplay, oficinas de arte, vídeo e tecnologia.

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de suas secretarias, apresentará ações que levam conhecimento científico à comunidade.

“Várias atividades acontecerão em cada um desses espaços. A programação está dividida em eixos temáticos”, explicou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos.

Uma das atividades mais esperadas é a Olimpíada de Matemática, que acontece no mezanino 2 do Espaço Cultural e prevê a presença de mais 600 estudantes da rede pública e particular desenvolvendo equações e desafiando seus limites.

No Espaço Geek, o público vai encontrar exposição de filmes, animes, swordplay, card game, RPG, boardgame, gincana, random, band rock, kpop e apresentação de cosplay. No local também vai ter um Espaço Verde, que abre na quinta-feira (10) com exposição e venda de artesanato, além de comida vegana.

Já o Espaço EcoTech promete trazer para o local um eco banner, oficina artística de resíduos eletroeletrônicos e vai promover mesa redonda, exposição de arte, ciclo de palestras, minicurso e um campeonato.

As universidades e faculdades da Capital também terão stands com muitas atividades. A Universidade Federal da Paraíba, por exemplo, terá o Espaço FabLab UFPB, que vai mostrar como funciona a Usina Escola Solar, um Espaço Ecocycle de Mobilidade Universitária, bem como oficinas de vídeo para redes sociais, de game design analógico, de arte e vídeo, de fotografia digital com celular, de desenho expandido, de modelagem com argila, além de seminários temáticos a cada dia.

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

O EVENTO

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece anualmente desde 2004. Este ano, João Pessoa realiza o evento em duas etapas: de 10 a 28 de outubro, com a ‘Caravana SNCT’, que visitou 15 cidades; e de 9 a 12 de novembro com a ‘Mostra SNCT’, no Espaço Cultural.

O encontro é realizado sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, empresas privadas com destaque no uso tecnologias inovadoras e outras entidades da sociedade civil.

O tema escolhido para este ano reflete sobre o bicentenário da Independência do Brasil e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do País desde então. A ideia motivadora para a SNCT 2022 em João Pessoa é a coordenação de eventos de divulgação e popularização da ciência que agrupe em sinergia o ecossistema de ciência e tecnologia, a rede de ensino e a população em geral em um ambiente agradável de compartilhamento de experiências e motivação para jovens cientistas, favorecendo a fertilização de sementes para transformação social através do conhecimento científico e tecnológico.

O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secitec) e as Secretarias de Estado da Educação (SEC) e de Ciência e Tecnologia (SCT), com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec). A iniciativa tem a colaboração ainda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Clique aqui e veja a programação completa.

Fonte: Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB

Share This