Adesão baixa da população representa entrave para que Ministério da Saúde, estados e municípios planejem políticas públicas. Participe!

  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter

Foto: Laísa Queiroz/MS

A baixa adesão da população em participar da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (Projeto SB Brasil), principal forma do Ministério da Saúde avaliar a condição de saúde bucal dos brasileiros, está fazendo com que o trabalho de campo se estenda para além do planejado. Quase 30 mil pessoas já foram convidadas a participar e a taxa de resposta, até o momento, é de 51,7%.

O SB Brasil foi desenhado para fornecer o diagnóstico de saúde bucal dos brasileiros, permitindo recortes por estados, regiões, capitais e municípios, e servindo como um guia para que o Ministério da Saúde planeje as ações da Política Nacional de Saúde Bucal nesse cenário de pós pandemia.

Os resultados preliminares da pesquisa indicam que há muitos brasileiros precisando ir ao dentista com urgência. Entre os idosos (de 65 a 74 anos), 44,9% necessitam de algum tipo de tratamento imediato, devido à dor ou infecção dentária de origem bucal. Entre os adultos de 35 a 44 anos, foi identificada a necessidade de realizar ao menos um procedimento odontológico eletivo em 48,4% dos adultos examinados. Também chama atenção a alta proporção do componente “cariado”, o que significa que, no momento do exame, a pessoa tinha ao menos uma cárie não tratada.

A suspensão dos atendimentos odontológicos durante os períodos mais críticos da pandemia é uma hipótese a ser estudada para entender esses achados. Diante dos números, é urgente para o Ministério da Saúde promover campanhas de conscientização e incentivos para que a população busque por atendimento odontológico imediatamente. Quanto antes o problema for identificado, mais simples será o tratamento.

A terceira edição da pesquisa havia sido planejada para começar em 2020, mas foi adiada devido a pandemia. O levantamento está realizando entrevistas e exames bucais indolores em 422 cidades brasileiras, sendo as 27 capitais mais 395 cidades do interior. São examinados e entrevistados em seus domicílios crianças de 5 e de 12 anos, adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos, sorteados de forma aleatória. A coleta de dados segue agora até 30 de junho.

Projeto SB Brasil

O SB Brasil é uma pesquisa abrangente que adota metodologia validada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), permitindo que os números do Brasil possam ser comparados com outros países. A pesquisa é coordenada e financiada pelo Ministério da Saúde, com a participação das secretarias estaduais e municipais de saúde, entidades da odontologia, universidades e institutos de pesquisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação – SAPS/Ministério da Saúde

Share This