Imunização é fundamental para evitar casos graves e mortes. Mais informações estão disponíveis nas páginas oficiais do governo federal.
 
 
vacinação.png
  • Gmail
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
 

Até o momento, quase 47 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil. O Ministério da Saúde reforça que a imunização é de extrema importância para evitar casos graves em razão da doença. O ideal é buscar o imunizante antes da chegada do inverno, que começa na próxima semana, já que as baixas temperaturas tendem a ampliar doenças respiratórias. O SUS ainda tem vacinas contra a gripe disponíveis, então é importante que cada pessoa confira o calendário da sua cidade.

A gripe não é um resfriado comum. Ela pode evoluir para formas mais graves, que podem até mesmo matar. Por isso, é uma doença que requer cuidado. Embora o imunizante esteja disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, a lista de grupos prioritários inclui aquelas mais vulneráveis, como idosos e pessoas imunocomprometidas.

“Diferentemente de uma pessoa mais jovem, por exemplo, o idoso corre maior risco de complicações. Além de ficar mais abatida, a pessoa idosa pode desenvolver pneumonia, com consequências graves”, explica o infectologista e diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti. 

Proteção contra a Covid-19

As doses bivalentes da vacina contra a Covid-19 também seguem disponíveis nos postos de imunização para todos os maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. Até agora, 22,6 milhões de doses foram aplicadas. 

As vacinas bivalentes possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron. O imunizante é seguro e tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada. Para mais informações, busque sempre nas páginas oficiais do Ministério da Saúde. 

Nathan Victor 
Ministério da Saúde

Share This